VOLTAR

PNUD: Em Nova York, Brasil apresenta experiência dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

ONU - https://nacoesunidas.org
24 de Mai de 2016

Em evento paralelo ao Fórum Permanente da ONU sobre Questões Indígenas - que reuniu mais de mil indígenas de todo o mundo em Nova York até a semana passada (20) -, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apresentou os resultados positivos obtidos com os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).

As competições foram realizadas no ano passado em Palmas, entre os dias 20 e 31 de outubro. O evento reuniu 24 etnias brasileiras, 23 delegações de outros países, 1.129 atletas nacionais e 566 atletas estrangeiros.

Ao lado do Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC) brasileiro, a agência da ONU explicou o processo de organização dos jogos para cerca de 40 lideranças indígenas da Rússia, Canadá, Guatemala, Peru, Nova Zelândia, Filipinas, México, Mongólia, Panamá, Papua Nova Guine, Chile, Austrália, do próprio Brasil, entre outros países.

O PNUD também apresentou um relatório sobre a participação dos seus voluntários na organização dos JMPI.

"A primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas reforçou a vocação do Brasil como anfitrião de grandes eventos esportivos do calendário internacional e ofereceu ao PNUD a oportunidade de promover ações relacionadas diretamente com temas importantes ao organismo", afirmou a oficial do PNUD, Maria Teresa Fontes.

Durante o encontro, o líder indígena Willie Littelchild reiterou o compromisso do Canadá - assumido durante a edição brasileira das competições - de sediar a segunda versão dos JMPI em julho de 2017.

"O líder canadense afirmou já ter se reunido com o primeiro-ministro e pretende apresentar o projeto para o Parlamento do país no próximo mês", destacou a representante da agência da ONU.

Na ocasião, como forma simbólica de mostrar a importância das mulheres indígenas, quatro líderes mulheres assinaram uma declaração para fortalecer o Comitê Intertribal do Brasil como base de articulação internacional para os jogos do Canadá.

"Aproveitamos a oportunidade para solicitar ao PNUD global o apoio institucional aos Jogos", afirmou o presidente do ITC, Marcos Terena. "Agradecemos também ao secretário-geral, Ban Ki-moon, pelo apoio aos I JMPI e pedimos o apoio da ONU para futuras iniciativas com a comunidade indígena."

https://nacoesunidas.org/pnud-em-nova-york-brasil-apresenta-experiencia…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.