VOLTAR

PM vai patrulhar reserva indígena para coibir tráfico de drogas

Governo da Paraíba - http://www.paraiba.pb.gov.br
03 de Abr de 2012

A partir do próximo dia 19, quando se comemora o Dia Nacional do Índio, a Polícia Militar vai iniciar patrulhas diárias dentro da reserva indígena na área de Rio Tinto. A medida foi definida durante reunião realizada nesta terça-feira (3), na sede da 2ª Companhia, com sede em Mamanguape, subordinada ao 7o Batalhão da Polícia Militar.

O comandante da companhia, capitão Alberto Filho, disse que o assunto foi tratado na reunião com representantes das aldeias indígenas e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na ocasião, foi entregue documento enviado ao Ministério Público Federal solicitando a presença da PM para garantir a segurança da área e coibir o tráfico de drogas na região.

Ainda foi apresentado um documento elaborado pelo representante da Funai Edvaldo Bento de Azevedo, no qual consta o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), também enviado ao Ministério Público Federal, solicitando ajustamento para amparar e dar legitimidade à ação da Polícia Militar dentro de aldeias indígenas.

Além do capitão Alberto Filho, participaram da reunião os caciques Sandro Gomes Barbosa, da aldeia Potiguares; Alcides da Silva Alves, da São Francisco; Anibal Cordeiro Gomes, da Jaraguá; e José Roberto de Azevedo Silva, da aldeia Três Rios.

A presença da Polícia Militar foi solicitada pelos caciques das 32 aldeias potiguares, em reunião com o capitão Alberto Filho. No acordo firmado pela PM e representantes dos indígenas, seria disponibilizada uma viatura com dois militares, para, juntamente com um funcionário da Funai, fazer o patrulhamento dentro das aldeias.

Experiência - O capitão Alberto Filho já integrou a Força Nacional, na qual obteve experiência com indígenas por trabalhar durante nove meses em Rondônia, na Operação Arco de Fogo, e teve contato com índios das etnias Zoró, Suruí e Cinta Larga.

O comandante também foi responsável pela "Operação Tekohá" (Terra Sagrada), no Mato Grosso do Sul, que tratava exclusivamente da questão indígena (conflitos agrários entre índios e fazendeiros), quando manteve contato com índios das etnias Quarani-tekuie.

http://www.paraiba.pb.gov.br/42899/pm-vai-patrulhar-reserva-indigena-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.