VOLTAR

PM socorre base da Funai cercada por traficantes

FSP, Poder, p. A11
09 de Ago de 2011

PM socorre base da Funai cercada por traficantes
Seis soldados agora protegem servidores

Kátia Brasil
De Manaus

A Polícia Militar do Acre deslocou uma guarnição de seis policiais para patrulhar a região na fronteira com o Peru onde fica a base da Funai que, segundo servidores do órgão, havia sido cercada por narcotraficantes armados.
De acordo com o comandante da PM do Acre, coronel José dos Reis Anastácio, os policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) informaram que o cerco à base da Funai não existe mais.
Mas a situação no lugar não é tranquila. "Temos notícias de que os narcotraficantes estão presentes na região e existem ameaças à base da Funai", afirmou o coronel.
Ele disse que, no domingo, a guarnição foi de avião de Rio Branco até Tarauacá (AC), de onde um helicóptero levou o grupo à base. No mesmo dia, os policiais fizeram uma busca na floresta.
"Eles estão fazendo a segurança dos funcionários da Funai", disse o comandante.
O presidente da Funai, Márcio Meira, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e agentes da Polícia Federal voarão hoje para a base da Funai que protege os índios isolados no Acre.
O coordenador-geral de Índios Isolados, Carlos Travassos, disse que os traficantes são ligados a um português retido em março deste ano em um posto de vigilância da Funai na região.
Ao ser reconhecido pela Polícia Federal como traficante de drogas, o português foi extraditado. Ele então ameaçou se vingar do funcionário da Funai que o deteve.
No último dia 24, servidores da Funai na região foram ameaçados por três homens com rifles. Os servidores fugiram para a mata, e a base deles foi invadida e saqueada.
Colaborou João Carlos Magalhães, de Brasília

FSP, 09/08/2011, Poder, p. A11

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0908201114.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.