VOLTAR

PM espera ordem judicial para retirar índios de museu

FSP, Cotidiano, p. C10
13 de Jan de 2013

PM espera ordem judicial para retirar índios de museu
Policiais cercaram espaço, na zona norte do Rio, na sexta, e o deixaram ontem à noite; eles devem voltar hoje
Indígenas se recusam a deixar o Museu do Índio, ocupado desde 2006; espaço será demolido para obras da Copa

Damaris Giuliana

Ao menos 40 homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio cercaram, na noite de anteontem, a antiga sede do Museu do Índio, no Maracanã, zona norte do Rio, onde vivem 23 famílias indígenas há seis anos.
Os policiais aguardavam a chegada de uma ordem judicial para desocupar o espaço, cuja demolição está prevista no pacote de obras que preparam o estádio do Maracanã para a Copa do Mundo, que ocorre no ano que vem.
Os índios se recusam a desocupar o imóvel. Às 19h30 de ontem, a tropa deixou o local; deve retornar hoje.
No fim da manhã de ontem, alguns dos indígenas se posicionaram em janelas do prédio, armados com arcos e flechas. Eles ainda montaram barreiras na entrada, com pedaços de madeira e arame farpado, para tentar impedir a entrada dos policiais militares.
À tarde a situação era um pouco mais tranquila. Às 16h, o cacique Carlos Tukano afirmou aos jornalistas que os índios decidiram não usar armas em caso de invasão pelos policiais, mas que iriam "resistir com a própria vida" caso tentassem tirá-los de lá.
"Em nome da Copa, o governo está matando nossa história. Não vamos brigar, mas vamos resistir", disse.
O local é alvo de uma briga na Justiça. De um lado está o governo estadual, que quer demolir o prédio para melhorar as condições de acesso ao estádio. Do outro, índios e a Defensoria Pública da União, que defendem o tombamento do espaço.
Cadastro
Uma liminar que impedia a derrubada foi suspensa há cerca de dois meses, mas a Emop (Empresa de Obras Públicas), encarregada da demolição, não informou ontem se o cerco ao prédio era um indicativo de que o trabalho seria feito nos próximos dias.
De acordo com o órgão, os policiais foram enviados para que agentes do serviço social do Estado pudessem entrar no imóvel para cadastrar as famílias e providenciar sua remoção para outro local.
A demolição do prédio está prevista na minuta do edital de licitação para concessão do Maracanã. A derrubada tem como objetivo, segundo o governo, facilitar a mobilidade do pública na chegada e saída do estádio.
Criado em 1953, o museu funcionou por cerca de 25 anos. Desde o fim da década de 1970, está abandonado. Um grupo de índios se mudou para o local em 2006, a fim de evitar a demolição.

FSP, 13/01/2013, Cotidiano, p. C10

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/88398-pm-espera-ordem-judici…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.