VOLTAR

PM atira em índio no Brique da Redenção

Zero Hora
Autor: Francisco Amorim
04 de Nov de 2007

Índios que vendem artesanato no Brique da Redenção e fiscais da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) de Porto Alegre foram ouvidos à tarde pela Polícia Federal. Eles se envolveram numa confusão na manhã deste domingo que resultou em uma pessoa ferida.

Por volta das 11h, o policial militar Giovani Medeiros, 42 anos, disparou contra o cacique caingangue Valdomiro Vergueiro, 52 anos. Segundo a Brigada Militar, o policial acompanhava uma equipe da Smic que fiscalizava a venda de produtos quando houve uma discussão entre índios e fiscais.

Os índios teriam agredido a equipe e tentado desarmar o policial que atirou contra um deles, atingido na perna esquerda. Os índios foram detidos e conduzidos à Polícia Federal. Policial e cacique foram atendidos no Hospital Pronto Socorro e liberados no início da tarde.

Segundo os fiscais da Smic, eles teriam ido ao local para pedir que os cestos vendidos pelos índios, que estavam obstruindo parte da Rua José Bonifácio, fossem colocados sobre a calçada. Os índios teriam entendido que os fiscais pediam que eles saíssem do local. O mal-entendido é que teria dado origem à confusão.

Por envolver índios, protegidos por uma legislação específica, o caso será investigado pela Polícia Federal. A arma do PM foi apreendida.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.