VOLTAR

Plantas em extinção triplicam em SP

OESP, Geral, p. A12
30 de Jan de 2004

Plantas em extinção triplicam em SP
Lista com novos critérios aponta para 800 a mil espécies ameaçadas no Estado

EVANILDO DA SILVEIRA

A nova lista de espécies vegetais ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo, que deverá ser divulgada em junho ou julho, será cerca de três vezes maior do que a atual. A relação em vigor, publicada em 1998, contém 350 espécies, número que deverá saltar para algo entre 800 e mil. Isso representa cerca de 10% das 8.500 plantas catalogadas no Estado.
O aumento da lista é resultado do aperfeiçoamento dos critérios para a definição do que é uma planta ameaçada de extinção. "A atual relação foi feita meio às pressas, para atender a um pedido de urgência do governo estadual", explica o biólogo Vinicius Castro Souza, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba. Souza é um dos coordenadores da comissão que está preparando a lista. "Ela não foi muito bem discutida pela comunidade científica."
Há três anos, as Sociedades Botânica do Brasil e de São Paulo e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Instituto de Botânica, decidiram que a lista deveria ser refeita. "Estabelecemos 11 critérios para a classificação das espécies ameaçadas", diz Souza. "Eles são mais universais.
Definimos com mais precisão, por exemplo, os conceitos de distribuição geográfica restrita e baixa densidade populacional."
Para preparar a nova lista, os cerca de 80 pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa envolvidos no trabalho saíram pouco a campo. "Nós nos baseamos mais em informações sobre a flora paulista que vêm sendo coletadas desde o século 19", afirma Souza. "Em cima delas, usamos nossos critérios."
Isso não impediu, no entanto, a descoberta de espécies. O próprio Souza encontrou, em 2003, uma planta desconhecida da ciência. "Ela estava em Araraquara, numa mata próxima de uma plantação de eucalipto", conta.
"Pertence ao gênero Gelsemiaceae e eu a batizei de Mostuea muricata." Embora só tenha sido descoberta agora, a espécie já será incluída entre as ameaçadas de extinção.
Segundo Souza, o objetivo da lista não é apenas indicar os vegetais ameaçados de desaparecer. "Ela será usada para estabelecer ações para proteção das espécies", diz o biólogo.

OESP, 30/01/2004, p. A12

"Plantas em Extinção Triplicam em SP"
Diferentemente do que o Estado publicou na reportagem "Plantas em Extinção Triplicam em SP", no dia 30, a planta Mostuea muricata foi descrita e batizada pelos pesquisadores Marcos Sobral, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Lúcia Rossi, do Instituto de Botânica de São Paulo.

OESP, 04/02/2004, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.