VOLTAR

Planos de manejo das reservas são concluídos

Fundação Grupo Boticário - http://www.fundacaogrupoboticario.org.br
23 de Abr de 2012

Uma das principais conquistas de 2011 para as reservas naturais mantidas pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foi a finalização de seus Planos de Manejo. O documento apresenta as principais diretrizes para que as unidades de conservação cumpram seu objetivo de conservar a biodiversidade que elas abrigam.

A Reserva Natural Serra do Tombador, localizada no bioma Cerrado, teve elaborado seu primeiro Plano de Manejo. O documento foi aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo que a publicação no Diário Oficial da União (DOU) aconteceu em dezembro.
Veja mais sobre a Reserva em http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt-br/paginas/o-que-fazemos/ar…

Já o plano da Reserva Natural Salto Morato, localizada no bioma Mata Atlântica, foi revisto e atualizado. O documento também foi encaminhado para o ICMBio e a aprovação, com publicação no DOU, aconteceu no começo de março. Outra novidade sobre a primeira reserva da Fundação Grupo Boticário é que o nome Salto Morato passa a ser reconhecido oficialmente: a Reserva ainda era legalmente reconhecida por sua denominação antiga, Fazenda Figueira.
Veja mais sobre a Reserva em http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt-br/paginas/o-que-fazemos/ar…

Os Planos de Manejo definem os principais objetivos de uma unidade de conservação, relacionando seus zoneamentos e planejamentos de médio e longo prazos. "Com esse documento em mãos, os gestores das reservas sabem exatamente o que fazer para alcançar os resultados de conservação esperados" explica Gustavo Gatti, coordenador de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário.

Na elaboração dos dois planos de manejo, foram realizadas oficinas sobre manejo adaptativo, que contaram com a participação de um grupo multidisciplinar, formado por representantes da própria Fundação e de outras instituições atuantes nas respectivas regiões.

Gatti reforça a forte conotação prática dos novos Planos de Menajo. "A incorporação do manejo adaptativo como ferramenta de planejamento permite a agilidade necessária para rapidamente adequarmos posturas frente às adversidades ou oportunidades que surjam ao longo do caminho" explica o coordenador.

Em Tombador, as oficinas aconteceram em 2010 e contaram com a Secretaria Municipal de Turismo de Cavalcante e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás. Nos trabalhos em Salto Morato, em 2011, foram envolvidos o Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná, ICMBio, SPVS, Instituto Ambiental do Paraná e Instituto Neotropical.

http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt-br/paginas/novidades/detalh…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.