VOLTAR

Plano prevê pavimento em estradas de APA

Blog da Rose - http://blogdarose.band.uol.com.br
Autor: Rose Guglielminetti
25 de Jul de 2018

Plano prevê pavimento em estradas de APA
25/07/2018

Rose Guglielminetti

O secretário do Verde, Rogério Menezes disse ontem que o Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Campinas vai abrir a possibilidade de pavimentação de várias estradas rurais.

Segundo o secretário, o Plano faz recomendações para cada uma das vicinais já que em algumas delas, a pavimentação é considerada um fator que favorece o turismo, o escoamento da produção e o acesso das atuais populações dos distritos.

"Mas teremos de impor ressalvas para não induzir a degradação", alerta. De acordo com ele, o plano vai introduzir ainda o conceito estrada parque.

A região de Sousas e Joaquim Egídio conta com 15 estradas, com cerca de 90 km e a pavimentação é um das principais reivindicações da Aproapa - a Associação dos Produtores Rurais da região dos dois distritos.

Para as estradas que não serão pavimentadas, o secretário diz que o Plano de Manejo determina as melhorias necessárias para cada estrada, visando a mitigação do assoreamento dos rios e lagos.

O diretor da Aproapa, Daniel Lapola diz que, além da pavimentação, os produtores querem a implantação de um mecanismo de compensação para as áreas onde não haverá pavimentação. Ele teme que isso possa provocar distorções, que poderiam comprometer a competitividade das propriedades rurais para eventual escoamento de produção, ou na exploração de atividades turísticas,

O plano será debatido hoje, às 18h30, na subprefeitura de Joaquim Egídio. Além dos dois distritos, a APA abrange os bairros do Carlos Gomes, Chácara Gargantilha e Jardim Monte Belo.

http://blogdarose.band.uol.com.br/plano-preve-pavimento-em-estradas-de-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.