VOLTAR

Plano de Manejo da APA Vargem Limpa/Campo Novo vai ter início

JCNET -
Autor: JCNET
07 de Ago de 2018

Plano de Manejo da APA Vargem Limpa/Campo Novo vai ter início
07/08/2018

O Secretário do Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues, assinou nesta terça-feira, 07/08, a ordem de serviço referente ao início da elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Vargem Limpa/Campo Novo. A empresa responsável pelo Plano de Manejo é a Arcadis Logos S/A, que tem prazo de 12 meses para a conclusão dos trabalhos.

Participaram da assinatura representando a Arcadis, Juciara Ferreira da Silva; o diretor do Jardim Botânico Luis Carlos de Almeida Neto, a diretora do Departamento Zoobotânico Keila Venturelli e engenheira agrônoma e gestora do contrato, Gabriela Souza.

O Plano de Manejo tem por objetivo orientar qual a melhor alternativa de se proceder quanto ao uso e ocupação do solo da APA, visando a proteção dos recursos naturais.

De acordo com o Secretário, a APA tem vários problemas de ocupação de solo, como por exemplo, o Vale do Igapó e o Jardim Manchester, que estão dentro da APA. "Com o Plano de Manejo nosso objetivo é verificar a importância da preservação da fauna e flora ali encontrada e quais diretrizes que deverão ser seguidas para que sejam permitidas novas construções na área, mas de uma forma mais sustentável", ressalta o Secretário.

A Área de Proteção Ambiental Vargem Limpa é uma unidade de uso sustentável, criada através da Lei Municipal no 4.126 de 12 de setembro de 1996.

Após a elaboração dos Planos, as propostas serão discutidas junto à população através de audiências públicas, na linha de trabalho da atual gestão, de um governo participativo.

Água Parada

Na noite desta segunda-feira (06), o projeto de lei para expansão do perímetro urbano da Área de Proteção Ambiental (APA) Água Parada foi apreciado pela plenária geral do Conselho Municipal de Bauru. Por unanimidade, a proposta foi aprovada e agora será encaminhada à Câmara Municipal.

O encontro, coordenado pela secretária de Planejamento, Letícia Kirchner, contou com a participação da chefe de gabinete, Majô Jandreice, do secretário do Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues e dos membros do Conselho.

O projeto apontou duas áreas rurais com potenciais para serem transformadas em áreas urbanas, que são: região do futuro Distrito Industrial V, localizado entre a Rodovia Bauru-Marília e a Rodovia Bauru-Lins; e região do Distrito de Tibiriçá. Para troca de ideias relacionadas ao projeto, o tema foi abordado em três audiências públicas e contou com a participação de técnicos, empresários, lideranças comunitárias e moradores das regiões interessadas.

O estudo para expansão do perímetro urbano da Água Parada foi desenvolvido a partir do Plano de Manejo, recentemente revisado. Através deste Plano, que é um documento elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social, foi desenvolvido levantamento técnico dessas áreas, em conjunto diversas secretarias municipais, para análise de viabilidade de incluí-las no perímetro urbano.

https://www.jcnet.com.br/Politica/2018/08/plano-de-manejo-da-apa-vargem…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.