Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
10 de Jul de 2012
Profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) participaram, no dia 6 de julho, junto com o comando do 8o Batalhão de Infantaria de Selva (8o BIS) em Tabatinga (AM), de uma reunião preparatória para o Plano de Ação Estruturante da Saúde Indígena que será realizado no mês de agosto. A ação vai contemplar as comunidades indígenas inseridas nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Alto Rio Solimões, Vale do Javari (AM), Altamira (PA) e Xavante (MT).
A SESAI coordena as ações que contemplarão, até o final do ano, os 16 dos 34 DSEIs do país priorizados para melhoria da atenção à saúde indígena. O objetivo geral do plano é reduzir a mortalidade materna e infantil na população indígena aldeada de todo país, por meio da ampliação das ações de saúde com foco na atenção básica.
O comandante do 8o BIS, Tenente Coronel Marco Antônio Machado, afirma que sua equipe já está preparada para efetivar a parceria entre Ministério da Saúde (por meio da SESAI) para a ação. "Estou com meus homens (soldados) prontos para trabalhar. Só precisamos dos levantamentos de dados, insumos e o total de profissionais que farão parte da equipe para iniciarmos a operação", afirmou.
Segundo a Diretora de Atenção à Saúde Indígena (DASI), Mariana Maleronka, a reunião serviu para justamente receber as demandas dos parceiros da defesa para alinhar o planejamento da ação. "Essa é uma reunião prévia para que já possamos organizar logisticamente (barcos, aeronaves e mapeamento de área) todos os insumos necessários para que ação aconteça sem percalços", ressaltou.
Além da ação do plano estruturante, a SESAI foi convidada para participar da Operação 'Curare'. A operação consiste na atuação do exército e forças policiais ao combate de irregularidades na área de fronteira. Durante a Operação também serão desenvolvidas ações de caráter cívico-social, com destaque para o atendimento médico e odontológico a população dos municípios.
Profissionais do DSEI - Mais de 40 profissionais das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) do DSEI Alto Rio Solimões, se reuniram com a equipe da SESAI de Brasília para receberem orientações sobre os trabalhos da ação estruturante e esclarecimentos do processo de apoio à gestão na saúde indígena no Distrito.
Para a Chefe de Gabinete da SESAI, Verbena Melo, o encontro serviu para conhecer as equipes que trabalham nos 12 polos base que compõe o DSEI e aprimorar a gestão e a atuação das ações de saúde nas comunidades indígenas.
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.