VOLTAR

Planalto em alerta para soberania de reservas

OESP, Política, p. A4
30 de ago de 2019

Planalto em alerta para soberania de reservas

O Planalto trata como perigo real e imediato a perda de soberania sobre terras demarcadas da Raposa Serra do Sol e de áreas ianomâmis na fronteira norte do País, ricas em ouro e nióbio. De acordo com um conselheiro de Jair Bolsonaro, a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) abre brecha para que os índios pleiteiem a emancipação. Segundo esse auxiliar, muito próximo do presidente, os índios da região já têm território e língua própria. Se fizerem hino e bandeira, podem pedir reconhecimento como nação na ONU.

Precedente. Os militares citam como exemplo a emancipação da nação indígena guarani Charagua Iyambe, em 2017. Antes, pertencia à Bolívia.

Ocupar... Para evitar a influência de nações estrangeiras, o governo Bolsonaro vê com bons olhos o projeto em tramitação na Câmara que permite o arrendamento de terras indígenas para a agropecuária.

...e resistir. O efetivo militar de 30 mil homens é tido como insuficiente. Considerando que andam em duplas, cada uma seria responsável por área de 80 quilômetros quadrados.

Atrasado. Há também uma dificuldade tecnológica para vigiar a região. O Sisfron, sistema de monitoramento por satélite, já está defasado antes mesmo de começar a funcionar. Os recursos do projeto foram contingenciados.

Penúria. O comandante do Exército, Edson Pujol, enviou ofício dispensando os quartéis do expediente nas segundas-feiras de setembro. Com orçamento contingenciado, pretende economizar com água, luz e alimentação dos soldados.

OESP, 30/08/2019, Política, p. A4

https://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/planalto-em-ale…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.