VOLTAR

Pimenta baniwa 'esquenta' mercado

Jornal do Commercio, Mundo dos Negócios, p. B1
03 de Out de 2013

Pimenta baniwa 'esquenta' mercado
Fabricada por indígenas, Jiquitaia começa a movimentar mercados local e internacional

Evaldo Ferreira
eferreira@jcam.com.br

Uma mistura de pimentas fabricadas pela comunidade baniwa (habitantes do alto rio Negro) está ganhando valor de mercado. E não apenas entre as cidades amazônicas, mas em âmbito internacional. Com uma produção ainda pequena, mas já certificada pela Anvisa, a pimenta Jiquitaia, que hoje custa em média R$ 135 por litro, pode ser vendida ao exterior por até R$500, beneficiando cerca de 60 famílias.
Jiquitaia é uma formiga muito pequena, de andar lento, cuja picada arde muito e por vários minutos. Por causa de uma ardência similar, um tipo de pimenta produzida pelo povo baniwa também recebeu o nome de jiquitaia e, diferente da mordida da formiga, está fazendo muito sucesso junto aos amantes de alimentos picantes.

Íntegra da notícia em pdf.

Jornal do Commercio, 03/10/2013, Mundo dos Negócios, B1

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.