VOLTAR

PF tenta evitar matança em reserva

OESP, Geral, p. A14
19 de Nov de 2003

PF tenta evitar matança em reserva

Cerca de 400 índios xavantes e 500 posseiros estão armados em uma reserva indígena em Mato Grosso e, segundo o governo federal, podem entrar em confronto a qualquer momento. A Polícia Federal enviou 20 agentes para o local. O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes, admitiu ontem a possibilidade de usar o Exército para evitar um derramamento de sangue. A Funai tem informações de que uma pessoa foi morta com 40 tiros.

Gomes deverá seguir hoje para a área Maralwatsede, na localidade de Suiamissu, para tentar uma negociação entre posseiros e os xavantes. Segundo a Funai, pelo menos 400 guerreiros estão de um lado do rio que corta a região. Os posseiros estão na margem oposta.

Gomes esteve reunido ontem com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que determinou o envio do reforço da PF. O Exército será acionado caso a situação se complique. (Edson Luiz)

OESP, 19/11/2003, Geral, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.