VOLTAR

PF prende índios suspeitos de matar agricultores no RS

O Globo, País, p. 8
10 de Mai de 2014

PF prende índios suspeitos de matar agricultores no RS
Detenções foram feitas dentro da prefeitura; escolas estão fechadas desde o dia do crime

FLÁVIO ILHA
opais@oglobo.com.br

Porto Alegre, A Polícia Federal (PF) prendeu ontem em Faxinalzinho (RS) um grupo de cinco índios suspeitos de terem matado dois agricultores no último dia 28. Duas detenções foram feitas dentro da prefeitura, durante uma reunião que havia sido convocada pelo governo estadual e pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para mediar um acordo entre as comunidades indígenas e os agricultores que ocupam áreas destinadas a uma possível reserva. Pelo menos oito mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal de Erechim contra os acusados de terem assassinado os irmãos Anderson de Souza, de 27 anos, e Alcemar de Souza, de 36. Os dois foram mortos a pauladas e tiros na Linha Coxilhão, que fica a 15 quilômetros de Faxinalzinho. Três dos índios com prisão decretada não haviam sido localizados até o fechamento desta edição.

Segundo relatos locais, os agricultores mortos furaram o bloqueio de uma estrada vicinal que havia sido interrompida pelos índios dias antes e foram atacados logo em seguida. A comunidade indígena está acampada há 12 anos na região e reivindica demarcação de terras. A reunião em que as duas principais prisões foram feitas estava sendo coordenada pelo chefe de gabinete do governador Tarso Genro (PT), Ricardo Zamora, e contava com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural do Estado, Elton Scapini, além de um representante da Funai, de lideranças indígenas, agricultores e membros da prefeitura. O cacique Deoclides de Paula, líder da comunidade local, foi um dos detidos na prefeitura. Em nota, a PF informou que os mandados estabelecem prisão temporária de 30 dias.

Após as detenções, um grupo de índios tentou invadir a prefeitura de Faxinalzinho e foi contido pelo efetivo da PF que cumpria os mandados. Segundo relatos locais, o prefeito Selso Pelin (PPS) teria deixado a cidade, temendo represálias. De acordo com a PF, no dia do crime, os índios seguiram os agricultores em seis veículos. A investigação apontou o envolvimento de pelo menos 28 indígenas no assassinato, mas a Justiça autorizou a prisão temporária de apenas oito. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que reforçará o efetivo de policiais federais na cidade para evitar conflitos. Ontem, o comércio fechou; as escolas estão sem aulas desde o dia do crime.

O Globo, 10/05/2014, País, p. 8

http://oglobo.globo.com/pais/pf-prende-sete-indios-acusados-da-morte-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.