VOLTAR

PF negocia com a Funai prisão de cacique Paiakan

Folha de S.Paulo-SP
23 de Fev de 2002

A Polícia Federal do Pará negocia com a Funai (Fundação Nacional do Índio) a prisão do cacique caiapó Paulinho Paiakan nos próximos dias em sua aldeia em Redenção, no sul do Pará.

"Recebemos o pedido de prisão da Justiça estadual no mês passado e estamos negociando com a Funai para ver se o cacique se entrega", disse o superintendente da PF no Pará, delegado Geraldo Araújo.

O promotor Rodier Barata Ataíde pediu e a Justiça de Redenção decretou, em novembro do ano passado, a prisão do cacique pelo envolvimento dele no estupro da estudante Silvia Letícia. O crime ocorreu em 1992, em Redenção.

"Como ele está em uma área da União, só a Polícia Federal pode cumprir a prisão", disse o promotor.

O promotor informou que Paiakan já cumpriu dois anos em regime de prisão semi aberto e tem que cumprir mais dois anos de reclusão em regime fechado.

"Não existe mais recurso por parte da defesa. A decisão da prisão já foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal", disse Ataíde.

Segundo o delegado da PF no Pará, a prisão do índio está sendo negociada com a Funai para evitar confronto com os índios da aldeia de Paiakan.

Os advogados do índio tentam evitar que ele seja preso e alegam que Paiakan é inocente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.