VOLTAR

PF mantém silêncio sobre Upatakon 3

Folha de Boa Vista
22 de Abr de 2008

A Folha tentou, mais uma vez, durante o dia de ontem, ouvir o coordenador regional da Upatakon 3, delegado Fernando Romero, para saber se faltou planejamento para coordenação da operação, devido às constantes denúncias relacionadas à conduta e à precariedade de infra-estrutura no alojamento dos policiais que estão atuando na terra indígena Raposa Serra do Sol. Foram feitas diversas ligações para o celular do delegado, mas ele não atendeu a nenhuma.

No domingo, 20, a Folha procurou o delegado Romero para falar sobre as denúncias feitas pela Federação Nacional dos Policiais Federais, relacionadas às condições de infra-estrutura no alojamento dos policiais, na reserva indígena São Marcos, onde funciona a base de apoio da Operação Upatakon.

A Folha queria saber que providências foram tomadas, já que os policiais estão doentes e em condições precárias. Sem informações oficiais, a Folha apurou que no final de semana os homens da PF e da Força Nacional de Segurança foram transferidos da base de São Marcos para a sede do Município de Pacaraima.

O jornal buscava saber também como está situação do policial que ficou ferido durante um capotamento ocorrido domingo, no Surumu, quando os policiais retornavam para Boa Vista, em uma troca de plantão, mas igualmente não obteve informações. Novamente sem informações oficiais, a Folha apurou que um policial federal precisou ser socorrido, mas que sofreu escoriações leves.

A única informação oficial obtida, devido a essa dificuldade de comunicação, foi sobre a situação do policial federal Márcio José Marques de Souza, que na quarta-feira da semana passada, 16, foi preso, após se envolver em uma confusão em um pagode na Orla Taumanan, em Boa Vista, quando efetuou três tiros para o alto.

De acordo com o superintendente regional da Polícia Federal, José Maria Fonseca, o agente permanece preso na Superintendência, à disposição da Justiça. O seu recambiamento só deve ocorrer, segundo ele, depois que for posto em liberdade, mediante autorização do juiz competente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.