VOLTAR

PF investiga índio acusado de corte massivo de árvores em reserva

O Tempo online - http://www.otempo.com.br/
Autor: Bruno Trindade
06 de Jan de 2011

A Polícia Federal investiga um índio da tribo Pataxós acusado de cortar e comercializar ilegalmente árvores da reserva indígena na Mata da Cutia e na Serra da Cachoeira, no interior da Reserva Indígena Guarani, no município de Carmésia, no Vale do Rio Doce.

A polícia deflagrou ontem a operação Cupim, após as investigações apontarem que um dos índios estava vendendo peças de madeira em larga escala, com a utilização de maquinário industrial. Os indígenas têm permissão da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) apenas para explorar a região como forma de subsistência, já que não existe outro meio de sobrevivência para o grupo.

Na casa do suspeito, a Polícia Federal apreendeu uma moto-serra, serras circulares - ferramenta típica de indústria moveleira -, toras de madeira e diversos móveis fabricados com as árvores derrubadas.

Danos ao meio ambiente. A PF vai fazer uma perícia na reserva para verificar os danos causados pelo desmatamento. O índio pode ser responsabilizado pela prática de crimes contra o meio ambiente, por corte indiscriminado de árvores em área de preservação e uso irregular de moto-serra.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=160004,OTE&busca=%…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.