VOLTAR

PF investiga incêndio no Parque Nacional dos Aparados da Serra

IBAMA
Autor: Maria Helena Firmbach Annes
24 de Ago de 2007

Porto Alegre (24/08/07) - Na sexta e sábado (17 e 18) o analista ambiental Deonir Zimmermann acompanhou o trabalho da perícia técnica da Polícia Federal no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Segundo Deonir, que administra o Parque, eles procuraram vestígios do início do incêndio que atingiu a Unidade de Conservação nos dias 9 e 10 de agosto, bem como o número de focos.

O objetivo é tentar identificar os autores do incêndio, já que há fortes suspeitas de que ele tenha sido intencional. Eles fizeram a medição da área de 292 hectares atingida pelo fogo - bem próximo dos 300 calculados inicialmente. Deste total, segundo o administrador do parque, a maior parte da vegetação era formada por campos nativos, além de alguma borda de mata de araucária. Nesta nova vistoria ele encontrou mais um miguelito em uma estrada dentro do parque, e agora são dois pneus novos que foram inutilizados pelo dano causado, lamenta Deonir.

Maria Helena Firmbach Annes
Ibama/RS

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.