VOLTAR

PF investiga compra de votos na "terra da soja" em MT

FSP, Brasil, p. A8
02 de Out de 2008

PF investiga compra de votos na "terra da soja" em MT
Apoiado por Blairo Maggi (PR), o prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR), foi acusado pelo mesmo motivo em 2004; ele nega o crime

Hudson Corrêa
Do enviado especial a Sorriso (MT)

A Polícia Federal investiga suposto esquema de compra de votos em Sorriso (MT) -maior produtor de soja do país-, onde o prefeito candidato à reeleição explora o prestígio do governador Blairo Maggi (PR), e do diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes), Luiz Antonio Pagot.
Por ser um dos maiores empresários do ramo, Blairo é conhecido como "rei da soja". Ele que indicou Pagot para o Dnit, órgão responsável por 579 obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a PF tem usado agentes do serviço reservado, que não se identificam como policiais, para a investigação em Sorriso.
Já houvera suspeita semelhante na eleição em 2004, quando o produtor de soja Dilceu Rossato (PR) venceu as eleições com 11.121 votos, apenas 50 votos à frente do madeireiro Clomir Bedin, o Chicão (PMDB). Os dois candidatos repetem o embate neste ano.
O prefeito responde a processo criminal sob acusação de oferecer-se para quitar loteamentos em troca de votos.
Devido à suspeita, Rossato, segundo o TRE, foi denunciado por compra de votos pelo Ministério Público. A denúncia foi aceita pelo tribunal em 2007. O advogado Ziláudio Luiz Pereira, que defende Rossato, diz que a Justiça Eleitoral em Sorriso já inocentou Rossato e que apresentará a defesa no TRE.

FSP, 02/10/2008, Brasil, p. A8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.