VOLTAR

PF intervém em Aracruz e detém holandês

A Gazeta (Vitória - ES)
19 de Mar de 1998

A Polícia Federal deteve e multou ontem, na sede do Cimi, o engenheiro ambiental holandês Winfridus Gerardus Johnnes Overbeek, que trabalhava junto à Igreja Católica na assistência aos indígenas do município de Aracruz. Ele também foi intimado a deixar o país no prazo de oito dias. Além disso, a Polícia Federal retirou integrantes do MST que estavam acampados há oito dias na reserva de Pau Brasil, em apoio ao movimento de autodemarcação de terras dos indígenas Tupiniquim. Embora não tenha havido violência por parte dos policiais, a atitude foi considerada arbitrária pelos Tupiniquim e por lideranças políticas não-indígenas.
A OAB e o bispo de Colatina, Dom Geraldo Lyrio Rocha, que comunicou o fato à CNBB, consideraram a prisão de Overbeek uma violação de direitos. D. Geraldo afirma ainda que o fato vai repercutir internacionalmente, com o que concorda o governador do ES, que já se pronunciou, afirmando que a questão merece maior cuidado. O governador irá se encontrar na segunda ou terça-feira com o Ministro da Justiça para tratar da questão da terra dos Tupiniquim.
Os indígenas Tupiniquim, após negociação com a Funai, decidiram ir à Brasília para conversar com representantes da Aracruz Celulose e participar de uma reunião com o Ministro da Justiça.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.