VOLTAR

PF diz que Salles nomeou agente da Abin para interferir na fiscalização do Ibama

O Globo - https://oglobo.globo.com/sociedade/meio-ambiente
19 de Mai de 2021

PF diz que Salles nomeou agente da Abin para interferir na fiscalização do Ibama
Informações constam na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que autorizou medidas contra o ministro do Meio Ambiente

Mariana Muniz
19/05/2021

BRASÍLIA - No pedido de autorização para medidas de busca e apreensão contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a Polícia Federal apontou a atuação de um agente da Agência Brasileira de Informação (Abin) para interferir na área de inteligência de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com a representação da Polícia Federal levada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as medidas contra Salles e servidores públicos do ministério do Meio Ambiente, o agente da Abin André Heleno Azevedo Silveira teria agido para "obstaculizar eventual investigação da Polícia Federal".
Silveira, segundo os relatos da Polícia Federal, foi nomeado por Salles para a função de coordenador de Inteligência de Fiscalização em 20 de agosto de 2020 e agiu na remoção do fiscal ambiental Carlos Egberto Rodrigues Júnior - que estaria em "contato direto com a Polícia Federal".
A Polícia Federal narra que, segundo depoimentos de servidores do Ibama, Júnior foi removido pelo agente da Abin para a área de licenciamento, sem prévia comunicação, já que, com a mudança ele "perderia as prerrogativas de fiscal ambiental federal, dentre elas as credenciais de acesso aos sistemas informatizados".
A atuação de André Heleno Silveira para a remoção do fiscal ambiental aconteceu em conjunto com o Coordenador de Operações de Fiscalização do Ibama, Leslie Jardim Tavares, e com o Diretor de Proteção Ambiental do órgão, Olímpio Ferreira Magalhães. Os três foram afastados dos cargos pela decisão do ministro do STF, sigilo bancário e fiscal quebrados, além de terem sido alvo de mandados de busca e apreensão.

https://oglobo.globo.com/sociedade/meio-ambiente/pf-diz-que-salles-nome…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.