VOLTAR

PF de Ponta Porã reúne-se com índios que bloquearam estrada em Antônio João

TV Morena - rmtonline.globo.com
Autor: Silvia Frias
21 de Jul de 2008

Índios bloquearam desde sábado estrada vicinal que permite acesso a três fazendas

A Polícia Federal de Ponta Porã confirmou que irá encontrar os índios guarani-caiuá que bloquearam uma estrada vicinal que liga Antônio João a Coronel Sapucaia no sábado (19). A reunião, prevista para às 10 horas, foi a exigência do grupo para terminar o protesto iniciado após um enfrentamento com seguranças de uma fazenda próxima, que teria atirado nos indígenas que haviam entrado na propriedade para retirar lenha.

No sábado, o grupo de cerca de cinqüenta índios havia prometido finalizar o protesto, mas a equipe da Polícia Militar de Antônio João verificou que o bloqueio continuava. Embora os índios não estivessem na estrada, o mata-burro está bloqueado com paus e pedras. A alternativa é uma estrada distante de três a cinco quilômetros do local.

O bloqueio começou no sábado (19) à tarde, depois de enfrentamento com seguranças de uma das fazendas. Segundoa PF de Ponta Porã, os índios guarani-caiuá teriam entrada na propriedade para retirar lenha e foram surpreendidos por tiros. Ninguém ficou ferido. Os indígenas bloquearam a estrada pedindo a presença da PF para investigar o ataque. Os índios exigem a presença da PF até às dez horas, caso contrário, irão obstruir a rodovia estadual.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.