A Crítica, Cidades, p. C3
09 de Set de 2004
PF apreende dez granadas de Mão
São Gabriel da Cachoeira
Agentes do posto da Polícia Federal estavam investigando as denúncia há um mês
Após cerca de um mês de investigações o posto da Polícia Federal em São Gabriel da Cachoeira (a 858 km de Manaus) apreendeu na manhã de terça-feira, a embarcação Comandante Mateus, vinda da localidade de Cucuí - na fronteira do Brasil com a Venezuela -, com dez granadas de mão, 8 mil litros de gasolina, além de 100 gramas de pasta base de cocaína, escondidos no porão do barco.
0 dono da embarcação, João Carneiro Pereira, juntamente com os marítimos Edvino Marques Pechar, Adalberto da Silva Marques e Josinaldo Pereira Filho foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas, e contrabando e descaminho.
De acordo com fontes da PF, ao serem questionados a quem os explosivos seriam entregues, os quatro presos limitaram-se a informar que uma pessoa faria procuração da encomenda no barco, assim que ele atracasse no porto de São Gabriel da Cachoeira. Porém, eles alegaram que não sabiam o nome de tal pessoa. As dez granadas de mão que foram apreendidas, segundo a fonte da PF, são bastante utilizadas em assaltos a banco e a carros fortes, comumente praticados nas regiões Sudeste e Nordeste do País, o que descarta a possibilidade do material ser utilizado em assaltos no Amazonas. A gasolina apreendida, de origem venezuelana e,com preço mais barato, seria comercializada em território brasileiro.
A fonte da PF também informou que os explosivos serão enviados para o 5o Batalhão de Infantaria de Selva (5o Bis), de São Gabriel da Cachoeira, onde ficarão guardados. Os 8 mil litros de gasolina e as 100 gramas de pasta base de cocaína ficarão à disposição da Justiça.
Esta é a segunda vez que o posto da PF em São Gabriel da Cachoeira faz uma apreensão de material explosivo. Há dois anos uma certa quantidade de dinamite que seria levada do Brasil para a Colômbia foi interceptada pelos federais.
Memória
No dia 15 de julho a Polícia Civil apreendeu 8.795 unidades de cartuchos da marca CBC de calibres 50 - utilizados para fuzis AR-15, AK 47 e metralhadoras antiaéreas e 7.62 e 9mm - para pistolas -, além de 5 mil detonadores para explosivos. O material estava guardado num galpão localizado no bairro de Aparecida, Zona Sul, e o mesmo seria utilizado pelas Farcs.
Busca rápida
Aperfeiçoada na 2ª.Guerra
Como os americanos, os alemães desenvolveram diversos tipos de granadas durante a 2ª.Guerra, mais os dois primeiros tipos de granadas de mão utilizados foram Stielhandgranate 24 (granada de mão adesiva, modelo 24) e a pequena Eihandgranate 39 (granada de mão em formato de ovo, modelo 39).
A granada adesiva tinha a cabeça revestida de metal, possuía um botão feito de porcelana e corda para o manejo do arremesso.
A Crítica, 09/09/2004, Cidades, p. C3
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.