VOLTAR

PF apreende 460 diamantes extraídos ilegalmente em Rondônia

24 Horas News - http://www.24horasnews.com.br/
20 de Mai de 2010

A Polícia Federal divulgou nesta quarta-feira ter realizado a segunda maior apreensão de diamantes extraídos ilegalmente da reserva indígena Roosevelt, em Rondônia, desde 2004. De acordo com a PF, na sexta-feira (14) foram apreendidas 460 pedras, equivalente a 258 quilates.

Por meio de uma denúncia anônima, a PF foi informada de que dois homens em um Gol preto estavam negociando os diamantes em Cacoal (478 km de Porto Velho). O carro foi localizado no centro da cidade, e Paulo Ferreira Borges e Ubiratânio Lopes Mendonça foram presos.

Eles disseram aos policiais que haviam comprado as pedras em Espigão D'Oeste (531 km de Porto Velho), e que elas haviam sido obtidas no garimpo Lajes, dentro da reserva indígena.

De acordo com a PF, elas estavam sendo negociadas por cerca de R$ 300 mil. O material apreendido foi encaminhado para perícia na superintendência da PF em Porto Velho.

A operação Roosevelt, em que a PF fiscaliza os acessos à reserva, já apreendeu cerca de 3.000 quilates de diamantes desde setembro de 2004, quando foi criada.

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=329076

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.