VOLTAR

Petrópolis ganha Unidade de Conservação da Natureza

Diário de Petrópolis- https://www.diariodepetropolis.com.br/
Autor: Jaqueline Gomes
06 de Out de 2020

Petrópolis ganhou uma Unidade de Conservação da Natureza. Em ato do prefeito Bernardo Rossi, por meio do decreto no 1.345 de 30 de setembro de 2020, o município criou a Floresta do Quarteirão Italiano, unidade de conservação municipal do grupo de Uso Sustentável, na Rua Ângelo João Brand, no Independência. A unidade foi criada segundo a previsão legal Constituição Federal e da Lei Federal no 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. A área, como prevê a Lei Federal no 11.428/06, servirá para a proteção da vegetação nativa do Bioma da Mata Atlântica. O objetivo, segundo a Secretaria do Meio Ambiente, é a recuperação do já fragilizado bioma e a geração de bem-estar para a população.

Com área de 59.968,818 m2 (metros quadrados) ou 5,99 ha (hectares). Que serão protegidos, recuperados, conservados e preservados em seu patrimônio natural, bem como seus ecossistemas associados. A medida visa ainda proteger, recuperar e conservar o patrimônio hídrico da região, além de assegurar a manutenção da fauna nativa da região, o patrimônio paisagístico da área e localidade e possibilitar o uso múltiplo de forma sustentável dos recursos florestais, buscando a manutenção da biodiversidade, desenvolvendo métodos e práticas de recuperação florestal compatíveis e adaptados às condições naturais do Município em parceria com instituições de ensino e pesquisa, visando a recuperação de áreas degradadas.

Ainda de acordo com o Meio Ambiente, outro objetivo é o de estimular o turismo sustentável, promovendo ações de educação ambiental visando a conscientização da população para importância de proteção, recuperação, conservação e preservação da natureza. A nova Unidade de Conservação vai ainda participar e auxiliar na conectividade do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense. O órgão executivo municipal de meio ambiente fará as parcerias necessárias ao desenvolvimento de pesquisa em recuperação florestal.

O Plano de Manejo da Unidade de Conservação será elaborado no prazo máximo de 5 anos, a contar da data do Decreto, com a participação do Conselho da Unidade, conforme previsto na Lei Federal no 9.985, de 18 de julho de 2000. O Plano de Manejo da Floresta Municipal do Quarteirão Italiano deverá ser apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).

https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/petropolis-ganha-unidade-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.