VOLTAR

Pesquisadores partem em busca da verdadeira nascente do Amazonas

O Globo, Ciência, p. 26
29 de Mai de 2007

Pesquisadores partem em busca da verdadeira nascente do Amazonas
Novas medições poderiam confirmar que o rio é maior que o Nilo

Roberta Jansen

Cientistas brasileiros e peruanos estão na Cordilheira dos Andes, no Peru, desde o último dia 20, em busca de uma resposta definitiva sobre a localização da verdadeira nascente do Rio Amazonas. A determinação exata desse local deve alterar a extensão oficial do rio (6.400 quilômetros) e pode torná-lo maior que o Nilo - com 6.600 quilômetros é considerado o maior rio em extensão.

Análise de imagens de satélite feitas por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelaram que o Amazonas se origina em um dos córregos que alimentam o Rio Lloqueta. Há controvérsia, no entanto, se a verdadeira origem seria o riacho Carruhasanta ou o Apacheta.

- Vamos medir a vazão dos dois córregos para saber qual é a maior - explicou o coordenador do projeto, Paulo Roberto Martini, geólogo do Inpe. O que tiver a maior vazão será considerado a verdadeira nascente.

Os resultados serão apresentados na quinta-feira em seminário internacional em Lima e passarão a fazer parte das publicações oficiais do país.

Especialistas da Agência Nacional de Águas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também participam da expedição, organizada pelos documentaristas Paula Saldanha e Roberto Werneck.

O Globo, 29/05/2007, Ciência, p. 26

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.