VOLTAR

Pesquisadora tocantinense lança livro sobre conflitos territoriais no Jalapão

G1 - https://g1.globo.com/
29 de Ago de 2021

Trabalho de Jéssica Painkow teve como origem uma dissertação de mestrado em que ela analisou questões que envolvem as comunidades quilombolas da região. Processo de concessão do Parque Estadual do Jalapão trouxe nova luz às discussões sobre o tema.

A pesquisadora tocantinense Jéssica Painkow Rosa Cavalcante lançou recentemente um livro em que analisa questões relacionadas aos conflitos territoriais na região do Jalapão. O trabalho tem origem em uma dissertação de mestrado apresentada por ela em 2018, na Universidade Federal de Goiás, para o curso de direitos humanos.

O livro é lançado no momento em que as discussões sobre o tema voltam a ganhar ampla repercussão por causa do processo de concessão do Parque Estadual do Jalapão e de outros três parques estaduais.

A população das comunidades tem se oposto ao projeto e apontado falta de transparência na tramitação. Enquanto isso, o Governo do Tocantins afirma que vai abrir a questão para um debate amplo, mas que precisa primeiro terminar os estudos para discutir uma proposta mais clara com a sociedade.

No trabalho de Jéssica Painkow, o foco está nosos povos originários, comunidades tradicionais e grupos específicos que tiveram o território sobreposto pelo Parque Estadual. Ela é advogada com formação na área de direitos humanos, direito agrário e agronegócio. O livro ser adquirido gratuitamente no site da Editora Fi, que é responsável pelo lançamento.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2021/08/29/pesquisadora-tocan…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.