VOLTAR

Pesquisa revela que mercúrio contamina peixes e ameaça saúde de parte da população em 6 estados amazônicos

g1/Jornal Nacional - https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/30/
30 de Mai de 2023

Pesquisa revela que mercúrio contamina peixes e ameaça saúde de parte da população em 6 estados amazônicos
Um estudo avaliou a qualidade do pescado em 17 municípios. E os resultados são alarmantes. Na média, 21,3% dos peixes que chegam à mesa dos moradores da região Norte têm níveis de mercúrio acima dos limites seguros.

Por Jornal Nacional
30/05/2023 21h05

Uma consequência direta do garimpo ilegal ameaça a saúde dos brasileiros nos estados do Norte. Um estudo concluiu que um em cada cinco peixes consumidos na região está contaminado.

O mercúrio usado para separar a areia do ouro é descartado pelos rios pelo garimpo ilegal.

Um estudo avaliou a qualidade do pescado em 17 municípios de seis estados da Amazônia. E os resultados são alarmantes. Na média, 21,3% dos peixes que chegam à mesa dos moradores da região Norte têm níveis de mercúrio acima dos limites seguros. Os piores índices estão em Roraima, com 40% de peixes carregam o metal pesado acima do limite recomendado. O Acre , vem na sequência com 35,9% ; seguido de Rondônia (26,1%) e Amazonas (22,5%). Por último, e ainda assim com índices preocupantes, estão o Pará (15,8%) e Amapá (11,4%). A pesquisa não avaliou o pescado nos outros três estados que compõem a Amazônia Legal .

Entre as capitais pesquisadas, capital Rio Branco apresentou o maior o potencial de contaminação que chega até 31 vezes acima do recomendado entre criança de 2 a 4 anos de idade e até 9 vezes em mulheres em idade fértil .

"Uma mãe que tá se alimentando de peixe contaminado, esse mercúrio já passa pro feto. Existem relatos de crianças nascendo na bacia do Tapajós com problemas neurológicos, e até já necessitando de cadeira de rodas no primeiro, segundo ano de vida" , explica Marcelo Oliveira, especialista em conservação do WWF-Brasil.

No Acre não há regisro de garimpo, mas o pescado consumido na região vem de outros estados castigados por esta prática.

"Então, o Acre está rodeado de regiões com muito garimpo, como na fronteira com o Peru, mas também é em Rondônia . Essa pesquisa se focou no peixe que estava sendo oferecido nas feiras dessas cidades. E o Acre tem muito do seu pescado sendo abastecido dessas outras regiões", afirma Décio Yokota, pesquisador do Iepé.

O coordenador da pesquisa diz que a contaminação do pescado da Amazônia é uma questão de saúde pública.

"O mercúrio usado no garimpo provoca lesões neurológicas importantes que afetam o desenvolvimento das crianças e comprometem as futuras gerações da Amazônia. Crianças que vão ter dificuldades na escola, que vão ter problemas para acessar a universidade. Com isso, vão ter problemas de ter um bom emprego e esse processo, no final das contas, vai acentuar a desigualdade históricas que acontecem na Amazônia e aumentar a pobreza", explica o coordenador da pesquisa Paulo Basta.

O Ministério do Meio Ambiente reiterou o compromisso do governo de acabar com o garimpo ilegal. Que iniciou, em fevereiro, a retomada da terra Yanomami e que está atuando em várias outros territórios indígenas.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/05/30/pesquisa-revela…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.