VOLTAR

Pesquisa na Rebio das Perobas é premiada em congresso de ornitologia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
20 de Jun de 2011

A pesquisa sobre Strigiformes (aves de rapina noturnas, entre elas a coruja) na Reserva Biológica (Rebio) das Perobas, no Paraná, de autoria do biólogo Willian Menq, conquistou o prêmio Helmut Sick na categoria Comunicação Oral - Estudante de Pós-Graduação, no XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, que ocorreu no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O estudo, que abordou a ecologia da comunidade de corujas da Rebio das Perobas, foi realizado no segundo semestre de 2010. Na pesquisa foram registradas oito espécies da ave, valor correspondente a 47% da riqueza conhecida para o Estado do Paraná. Dentre os exemplares estudados, duas espécies mereceram destaque, o mocho-dos-banhados (Asio flammeus) e a coruja-do-mato (Strix virgata), ambas listadas no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Paraná.

O congresso, promovido entre os dias 5 e 9 deste mês, foi organizado pela Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO) em parceria com a UFMT. O evento é um dos mais importantes da área e contou com a participação de pesquisadores de vários pontos do Brasil, que apresentaram os mais diversos trabalhos.

Strigiformes é uma ordem de aves que inclui aves de rapina noturnas, tais como corujas, mochos, urutaus, curiangos e noitibós. São caçadoras eficientes, usando sobretudo seus olhos extremamente aguçados e movimentos rápidos. Além disso, são extremamente atentas ao ambiente podendo girar sua cabeça em até 270o e voar silenciosamente devido a penas especiais muito macias e numerosas que compõem suas asas. São aves tímidas, geralmente solitárias, consideradas entre os predadores mais sofisticados do mundo.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1251-pesquisa-na-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.