VOLTAR

Pesquisa encontra peixes contaminados por mercúrio em feiras do Amapá

g1 - https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2023/05/30
30 de Mai de 2023

Pesquisa encontra peixes contaminados por mercúrio em feiras do Amapá
Estudo avaliou 114 exemplares de peixes de 27 espécies em Macapá e Oiapoque. Mercúrio é utilizado em garimpos para a separação do ouro de outros sedimentos.

Por Rafael Aleixo, g1 AP - Macapá
30/05/2023 18h19

O estado apareceu com 11,40% no índice de peixes contaminados pelo metal com níveis superiores ao limite recomendado. A Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/WHO) e a Agência de Vigilância Sanitária brasileira estabelecem teor de 0,5 micrograma por grama.

A pesquisa avaliou peixes comercializados em mercados, feiras e pontos de desembarque pesqueiro, e depois produziu uma média.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Greenpeace, Iepé, Instituto Socioambiental e WWF-Brasil.

De acordo com Decio Yokota, coordenador de gestão da informação do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), a contaminação chegou até a mesa do consumidores amapaenses.

"Esse estudo vem corroborar com o resultado de outros já feitos ao longo de décadas no estado, mostrando que infelizmente o pescado tá contaminado em consequência do uso do mercúrio nos garimpos no interior do Amapá. O que esse estudo traz agora é que essa contaminação não se restringe só ao interior", explicou o coordenador.

Os índices mais elevados de contaminação mostraram que os peixes carnívoros são os mais vulneráveis, por se alimentarem de outras espécies que podem estar contaminadas.

"Existem muitas áreas de garimpo no Amapá. Algumas históricas com décadas de exploração e isso traz muita preocupação sim, porque todos esses garimpos utilizam mercúrio pra separação do ouro, e esse mercúrio tem afetado os cursos d'água e contaminando os peixes, que estão chegando na mesa dos amapaenses", disse Yokota.

No estudo foram incluídos dados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

Média de peixes contaminados pro estado:

Acre: 35,90%
Amapá: 11,40%
Amazonas: 22,50%
Pará: 15,80%
Rondônia: 26,10%
Roraima: 40%

Riscos à saúde

A presença do mercúrio no organismo humano pode causar problemas de saúde que afetam o sistema nervoso, sendo mais grave o consumo por grávidas, por sua interferência na saúde do bebê, e para crianças.

No organismo, o mercúrio pode causar graves problemas de saúde que afetam o sistema nervoso (potencial neurotóxico). O metal líquido fica retido no organismo devido à capacidade de bioacumulação. Além disso, a concentração aumenta em cada nível da cadeia alimentar.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2023/05/30/pesquisa-encontra-peix…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.