OESP, Vida, p. A24
17 de Set de 2010
Pesquisa desvenda papel dos aerossóis na Amazônia
Um artigo no último número da revista Science desvenda a ação dos aerossóis de origem natural na Amazônia. Os aerossóis - partículas suspensas no ar - são determinantes para a formação das nuvens e para o regime hídrico do planeta. A poluição aumenta muito a concentração dos aerossóis: no Hemisfério Norte, há cerca de 30 mil partículas por centímetro cúbico.
"A Amazônia pode mostrar como era o mundo antes da industrialização, dando um padrão de comparação", diz Theotônio Pauliquevis, da Unifesp, em Diadema. A região tem apenas 200 partículas por centímetro cúbico. Com Paulo Artaxo, da USP, ele assina a pesquisa, que contou com cientistas de outros países.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100917/not_imp611155,0.php
OESP, 17/09/2010, Vida, p. A24
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.