VOLTAR

Período de proibição da captura do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira em Sergipe

G1 - http://g1.globo.com/
12 de Fev de 2018

Período de proibição da captura do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira em Sergipe

G1 SE

Segundo período de proteção da reprodução do caranguejo-uçá recomeça nesta sexta-feira (16) e segue até o dia 21 de fevereiro, em Sergipe. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), durante o período está proibido a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie. Além de Sergipe, a proibição acontece em todos os outros estados do Nordeste e também no Pará.

Os períodos conhecidos como 'andada', nos quais os machos e fêmeas saem de suas tocas para acasalar e colocar ovos, são onde acontece a proteção da reprodução. Os animais ficam mais vulneráveis à captura nesses momentos, que correspondem às luas cheia e nova.

Estabelecimentos com atividades relacionadas ao uso do caranguejo-uçá deverão informar, ao Ibama ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a relação detalhada dos estoques do animal até o último dia útil que antecede cada período de andada. Os estoques transportados devem estar acompanhados, da origem ao destino final, e de autorização emitida pelo Ibama.

https://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/periodo-de-proibicao-da-captura…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.