VOLTAR

Pela defesa socioambiental

Folha Universitária, 18-24/06/2007, Ação Social, p. 3
24 de Jun de 2007

Pela defesa socioambiental
ONG incentiva e estabelece ações efetivas de sustentabilidade dos povos e do meio ambiente

O Instituto Socioambiental (ISA) nasceu em 1994 com o objetivo de defender os bens e os direitos sociais coletivos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural e aos direitos humanos de diversos povos. Para isso, atua em vários programas regionais e nacionais desenvolvendo ações efetivas nas regiões do Rio Negro, Amazonas, Xingu, Mato Grosso e Vale do Ribeira, com povos indígenas e quilombolas. Os trabalhos envolvem conservação do território, sustentabilidade, geração de renda, educação e fortalecimento cultural.

Hoje, conta com 120 funcionários e reconhecimentos nacional e internacional, segundo Enrique Svirsky, secretário-adjunto do ISA, que esclareceu que a entidade não se formou do zero.

Ela surgiu da junção de outros órgãos que agregavam ambientalistas e que já faziam levantamentos das comunidades indígenas do Brasil. "Atuamos em cerca de 70 projetos, e acreditamos no conceito socioambiental. Têm ONGs simplesmente conservacionistas, que se preocupam com o mato ou os bichos. Nos preocupamos por tudo junto", enfatizou Svirsky.

Para o desenvolvimento dos trabalhos, o ISA conta com profissionais de formações distintas. No Xingu, por exemplo, há um grupo de educadores, pedagogos e psicólogos, que formam professores indígenas para que sejam capazes de ensinar a língua nativa; transmitir valores para a comunidade; trabalhar os recursos naturais de forma sustentável e não virar vítimas do contato com os brancos. Na área ambiental, participam engenheiros agrônomos e florestais, entre outros.

Outros dois trabalhos são o programa de mananciais, que atua na região da zona Sul de São Paulo com a preservação da água, e o monitoramento e proposição das políticas públicas referentes às suas áreas de atuação. "A partir do acúmulo e aprendizado que temos com as comunidades e suas demandas, vemos as políticas sociais, regionais, nacionais e até as questões internacionais", disse o secretário.

A ONG conta com 50 fontes financeiras, mas enfatiza que as colaborações são sempre bem-vindas. O voluntariado, porém, acontece apenas em ações específicas. Saiba mais no site: www.socioambiental.org.

Folha Universitária, 18-24/06/2007, Ação Social, p. 3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.