VOLTAR

PEC prevê reserva de vagas para professores indígenas

Assembléia Legislativa Mato Grosso do Sul - http://www.al.ms.gov.br
23 de Mai de 2012

O deputado estadual Pedro Kemp, líder do PT na Assembleia Legislativa, apresentou nesta quarta-feira (23/5) uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que altera a Constituição Estadual em seu artigo 251, que prevê nos concursos públicos da Rede Estadual de Ensino a reserva de 50% das vagas das escolas indígenas do Estado a professores índios. Segundo Kemp, a proposta é decorrente da audiência pública que ouviu os indígenas no dia 19 de abril, na Casa de Leis.

Durante os debates vieram à tona problemas que podem ser resolvidos como a desistência das crianças e adolescentes indígenas de estudar por não encontrar no colégio professores indígenas, conhecedores de sua cultura.

"Recentemente o Conselho Nacional de Educação recomendou que os professores indígenas precisam ter garantida sua atuação como profissionais do magistério nos quadros dos sistemas de ensino. A presença de professores da etnia nas escolas é uma reivindicação antiga das comunidades indígenas de nosso Estado. No entanto, até agora não foi garantida a realização da seleção de professores indígenas para serem lotados nesses estabelecimentos de ensino", diz trecho da PEC apresentada por Pedro Kemp.

Mato Grosso do Sul tem população indígena em 27 municípios onde vivem ao menos 74 mil índios das etnias guarani (caiuá e ñadewa), terena, atikum, guató, kadiwéu, kamba, kinikinawa, ofaié e xiquitano.

Hoje, segundo informações da SED (Secretaria de Estado de Educação), são 15 escolas estaduais indígenas, sendo uma na área urbana e as outras 14 em áreas indígenas e um Centro de Formação de Professores Indígenas. Destas 14 escolas, sete foram construídas em parceria com o Governo Federal, entre 2007 e 2010.

De acordo com o Educacenso de 2011, foram matriculados, em escolas municipais e estaduais, abrangendo ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), 20.669 alunos indígenas, dos quais 2.832 matriculados somente da Rede Estadual de Ensino.

http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=35854

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.