VOLTAR

PE do Rio Doce recebe atletas para o Campeonato Mineiro de Canoagem

IEF - www.ief.mg.gov.br
03 de Set de 2009

Nesta sexta-feira (4), terá início no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), o 1o Campeonato Mineiro de Canoagem, realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pelo produtor Nivaldo Siqueira e Consultores Associados, junto à Associação Valadarense de Canoagem (Avaca) e Federação Mineira de Canoagem (FMC). A competição também tem o apoio das Prefeituras dos municípios de Marliéria e Timóteo, do Instituto Sebastián Cuattrin e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O evento contará com a participação de aproximadamente 60 canoístas do Estado, das cidades de Governador Valadares, Aimorés, Juiz de Fora, e também de outros estados do Brasil, tais como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os competidores disputarão provas em duas modalidades: velocidade e maratona, sendo diversas categorias: Máster, Sênior e Cadete, e também Turismo, Surf, Duck, 4.5, K1, K2 e Duplo Convencional. A participação nas provas valerá pontos na formação do ranking oficial de competições nacionais e internacionais e na convocação das seleções mineiras de canoagem.

A presença do campeão pan-americano, treinador da Seleção Brasileira de Canoagem e também finalista olímpico será um dos vários destaques do evento. Haverá também a entrega do Troféu Dom Helvécio, prêmio que simboliza o reconhecimento a uma personalidade do Vale do Aço referente à execução de ações relacionadas à preservação ambiental da região e ao desenvolvimento sustentável.

De acordo com o gerente do PERD, Marcus Vinicius de Freitas, o evento comemora os 65 anos da unidade de conservação (UC) e o objetivo é fazer com que a competição seja acrescentada ao calendário anual de eventos do Parque. "Com a mistura das cores dos caiaques e das roupas dos atletas, há uma junção com as cores da natureza, despertando no público diversas emoções e identificação com o meio ambiente, fortalecendo a conscientização ambiental", afirma o gerente.

Os dias 4 (sexta-feira) e 5 (sábado) estarão reservados para a chegada dos competidores e credenciamento das equipes, e também para reconhecimento da área da lagoa e do treinamento, e as disputas acontecerão nos outros dois dias do feriado, sendo cinco baterias no domingo (6) e seis na segunda-feira (7).

As inscrições para o Campeonato continuam abertas e os interessados poderão se inscrever gratuitamente, através dos e-mails: avacanoagem@bol.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou advvocatus@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Os atletas deverão preencher o formulário com seus dados e encaminhá-los, via -email, aos organizadores da competição, ou entregá-los no dia do evento. Os competidores também poderão realizar a inscrição nos dias das provas, porém cumprindo um prazo mínimo de duas horas antes da realização das mesmas.

Parque Estadual do Rio Doce - A direção do parque destaca o novo horário de funcionamento, até o dia 17 deste mês, devido às obras de calçamento da portaria até o restaurante, com extensão equivalente a 6km. Com isso, o restaurante e o camping estarão interditados no período entre as 7h30 e 11h, e de 12h às 17h. Os horários são válidos tanto para aqueles que entram, quanto para os que saem do parque.

O Parque está localizado na região sudoeste do Estado, a 248 km de Belo Horizonte, na região do Vale do Aço, nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo. Com 36.970 hectares abriga a maior floresta tropical de Minas e é a primeira unidade de conservação estadual criada no Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.