VOLTAR

PDPI inicia capacitação de lideranças indígenas

Ministério do Meio Ambiente-Brasília-DF
15 de Jul de 2002

Vinte e cinco indígenas do Estado do Acre e do Município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas (a 858 quilômetros de Manaus), vão receber, ao longo desta semana, treinamentos visando ampliar o nível de qualificação dessas lideranças na gestão dos projetos indígenas.

O treinamento atende comunidades que tiveram propostas selecionados pela Comissão Executiva (CE) do Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (PDPI), no mês de junho, quando aconteceu, em Manaus (AM), a primeira reunião para julgamento dos projetos encaminhados pelas organizações indígenas. As oficinas de capacitação estão sendo feitas pela equipe técnica do PDPI. Por meio delas, os indígenas vão reforçar conhecimentos nas áreas de administração financeira, recursos humanos e gerenciamento das etapas de implantação dos projetos.

Estão previstas, nessa primeira fase, seis oficinas envolvendo as pessoas que, nas comunidades indígenas, estarão na linha de frente dos projetos. Esse tipo de treinamento é estratégico para que as propostas selecionadas possam ser implementadas considerando a menor margem de erro e a melhor capacitação dos administradores. As outras oficinas estão previstas para os meses de agosto e setembro nas seguintes localidades: Eirunepé (AM), para os Kulina e Kanamari; Marabá (PA), destinada aos Suruí; Manaus, para os Yanomami; e Tabatinga (AM), tendo os Ticuna como participantes.

Os projetos aprovados pela CE/PDPI para essas regiões são: "Piscicultura do Alto Rio Tiqué", dos Tucanos e Tuyucas; "Centro Educacional Tariano", dos Tarianos, na região do Alto Rio Negro; "Capacitação das Comunidades para Fiscalização das Terras Indígenas do Acre e Sul do Amazonas", da UNI/AC; "As Mulheres Ticunas tecem a sua História com a matéria-prima", do povo Ticuna; "Melhoria Alimentar, Resgate Cultural e Comercialização de Produtos Yanomami"; "Atividades Econômicas Sustentáveis - Povo Kulina"; e "Atividades Econômicas Sustentáveis - Povo Kanamari"; e "Projeto Agro-ambiental Suruí-Sororó", do Pará.

O PDPI é um componente do Projetos Demonstrativos (PDA), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito do Projeto Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais (PPG7). Atua unicamente com os povos indígenas da Amazônia brasileira parte do território nacional que engloba os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Para, Mato Grosso, Tocantins e parte do Maranhão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.