VOLTAR

PAUTA: Ministra abre Semana Nacional da Caatinga

MMA - http://www.mma.gov.br
20 de Abr de 2011

Quando: Segunda-feira, 25 de abril, 15h

Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, abre a Semana Nacional do Bioma Caatinga, nesta segunda-feira (25/04), às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Durante toda a semana, o Ministério do Meio Ambiente promove uma série de atividades, em Fortaleza e Brasília, para divulgar e discutir a Caatinga, o único bioma exclusivo do Brasil e o menos conhecido e protegido do País.

No evento será entregue a Comenda Asa Branca e a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa, em alusão ao Dia Nacional da Caatinga que se comemora no dia 28 de abril. A cada ano, por lei, a medalha destina-se a homenagear uma pessoa física ou jurídica, alternamente. Este ano será a vez da pessoa física.

No final da tarde, às 17h30, a ministra Izabella participa da abertura da exposição fotográfica sobre a Caatinga, no Hotel Oásis Atlântico. Durante a semana, o hotel será palco de debates sobre experiências exitosas no bioma. Em seguida, ela debate os obstáculos ao desenvolvimento sustentável do estado do Ceará, às 19h, no 7 Fórum CIC de Debates, no auditório Waldyr Diogo, na Fiec.

Em Brasília, o MMA promove a exposição fotográfica Caatinga: Belezas e Riquezas, de 25 a 29 de abril, no Espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados. As imagens destacam a importância socioambiental da Caatinga para a população que vive na área do Bioma.

A Caatinga ocupa uma área de cerca de 850 mil km², equivalente a 11% do Brasil O único bioma exclusivamente brasileiro engloba Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, a Caatinga sofre com o desmatamento. Segundo levantamento do MMA, 45% do território está desmatado. Um dos motivos disso é a extração ilegal de madeira para a energia.

E esse tema estará no centro do debate na audiência pública em comemoração ao Dia da Caatinga, na quinta-feira (28/04), às 9h, no plenário 8 da Câmara dos Deputados, em Brasília. Representantes do MMA, parlamentares e ONGs vão discutir a implementação de instrumentos para o controle do desmatamento da Caatinga. A audiência será marcada pela defesa da aprovação, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que transforma a Caatinga e o Cerrado em patrimônios nacionais.

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=6636

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.