VOLTAR

Patrulhas mecanizadas transformam economia de aldeias indígenas

Portal MS - http://migre.me/eI6G
18 de Dez de 2009

Para manter as tradições culturais de cada etnia, e permitir o desenvolvimento econômico e social das comunidades indígenas, o governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), desenvolve o programa Aldeia Produtiva. Nesta quinta-feira (17), o governador André Puccinelli esteve em Porto Murtinho para entrega de três patrulhas mecanizadas.

Os novos equipamentos vão dinamizar o trabalho na área rural e permitir ampliação das atividades. "Estamos recebendo do governo uma chance única de crescimento. A comunidade vai conseguir produzir mais, podendo vender mais e continuar se sustentando com aquilo que produz", afirma Antonio Bezerra, chefe de núcleo da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Bonito, que representa as seis aldeias de Porto Murtinho.

Além das patrulhas mecanizadas, as aldeias Alves de Barros, Barro Preto, Campina, São João, Córrego de Ouro e Tomázia - todas das etnias kadiwéu e kinikinawa - receberam uma grade aradoras e carretas semi-graneleiras, com capacidade para 4.000 quilos. "Hoje nós temos que fazer o trabalho todo braçal. E graças ao governador vamos conseguir produzir nosso alimento e aumentar a produção, para conseguir vender a mais pessoas. Tenho certeza que vamos melhorar e desenvolver", comemorou Domingos Pedroso, cacique da aldeia Córrego de Ouro.

O programa Aldeia Produtiva ainda distribui aos indígenas sementes, insumos, combustível, ferramentas e assistência de técnicos da Agraer. "Os indígenas terão óleo diesel o ano todo, desde que não realizem pressão sobre o governo, com fechamento de estradas e invasão de terras. Dentro de um diálogo saudável, vamos beneficiar a todos, pois este governo é dos índios, dos negros, dos brancos, de todos. E com esse diálogo é que vamos construir uma relação de respeito", disse Puccinelli.

O governador deu destaque ainda ao programa Vale Universidade Indígena, que propicia acesso ao ensino superior aos indígenas do Estado; as 1.401 casas indígenas já entregues, por meio da Secretaria de Habitação e das Cidades (Sehac); 13 escolas construídas nas maiores aldeias do Estado; e a entrega de cestas alimentares a aproximadamente 60 mil indígenas em Mato Grosso do Sul.

A entrega aconteceu na Praça de Eventos de Porto Murtinho na presença do prefeito Nelson Cintra Ribeiro; deputado federal Waldemir Moka; deputado estadual Antonio Carlos Aroyo; vereadores, secretários municipais e lideranças do município.

Fonte: Notícias MS

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.