VOLTAR

Partido de indios

O Globo, O Pais, p.11
15 de Out de 2004

Partido de índios
No interior de Pernambuco, PSTU elege dois vereadores indígenas
Letícia Lins
RECIFE. Partido de perfil urbano mas que mesmo assim não chegou a fazer um único vereador nas capitais na última eleição, o PSTU conseguiu eleger seus primeiros vereadores em Pernambuco: são dois índios que integrarão a bancada da oposição na cidade sertaneja de Carnaubeira da Penha, a segunda mais pobre do estado. O município, por sinal, elegeu cinco índios, que serão maioria numa câmara de nove vereadores.
O atikum José Francisco da Silva (Jatuxé) e o pancará Sevi Veronei disseram que escolheram o PSTU porque não pretendiam se filiar ao PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem ao PMDB do governador Jarbas Vasconcelos. O PSTU tem dez diretórios municipais e menos de mil filiados no estado. Em Carnaubeira da Penha, lançou nove candidatos, todos índios.
- Somos oposição a esses partidos oficiais e apoiamos o candidato do PT à prefeitura porque era o menos ruim. De qualquer maneira seremos oposição ao prefeito eleito, Manoel José da Silva (PL) - disse Jatuxé.
Segundo os novos vereadores, os índios são discriminados pelos programas.
- A comunidade indígena equivale a 40% da população da cidade, mas os benefícios dos recursos públicos só chegam à população branca - protestou Jatuxé.

O Globo, 15/10/2004, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.