VOLTAR

Participação Indígena na reunião da OEA

Instituto Warã-Florianópolis-SC
11 de Mar de 2004

A Presidente do Warã Instituto Indígena Brasileiro, Azelene Kaingáng, credenciada por várias Organizações Indígenas de base, participou da II Reunião para a busca de Consensos no texto da Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas, ocorrida de 26 a 28 de janeiro de 2004 em Washington/D.C.

Segundo Azelene Kaingáng "não houveram muitos avanços concretos em favor dos direitos indígenas, já que, os Estados temem o reconhecimento de direitos históricos e essenciais para a garantia do direito maior, que é o direito a livre-determinação"

Na segunda Reunião, a exemplo da primeira que ocorreu em novembro de 2003, as posições do Brasil são bastante questionáveis em torno de uma garantia concreta, que reconheça os direitos indígenas na sua diversidade.

Os representantes indígenas dos Países das Américas procuraram consensuar as propostas no Caucus dos Povos Indígenas, que foram relatadas e apresentadas por um grupo de técnicos do qual fez parte também o advogado indígena do Warã Paulo Pankararu.

Conheça e compare na íntegra, as propostas dos Estados, inclusive as do Brasil assim como as proApostas do Caucus Indígena no site www.institutowara.org , no link documentos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.