VOLTAR

Parques estaduais do Litoral Norte recebem visita de Paula Saldanha

SMA - http://www.blogambiente.sp.gov.br
31 de Jul de 2012

A equipe do Programa Expedições/ TV Brasil - comandado pela jornalista Paula Saldanha - esteve no Litoral Norte de São Paulo durante toda a última semana, gravando uma série de reportagens sobre os Parques Estaduais administrados pela Fundação Florestal e localizados na região. A "expedição" teve início no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba e passou pelos núcleos Caraguatatuba e São Sebastião, além do Parque Estadual de Ilhabela.

O PESM -Núcleo Picinguaba já recebeu a visita de Paula Saldanha no mês de março, ocasião em que foram gravadas atividades como a Trilha Fluvial pelo Manguezal do Rio Fazenda e Observação de Aves, além da pesca artesanal praticada na Vila de Picinguaba. Nesta segunda visita, o destque foi a relação entre o Parque e as comunidades tradicionais.

Com essa produção, será possível levar ao conhecimento de muitas pessoas projetos de sustentabilidade realizados dentro da Unidade de Conservação e que servem de atrativos para o Turismo de Base Comunitária. Parte do roteiro histórico-cultural do Quilombo da Fazenda será mostrado no programa, incluindo roda de conversa com os antigos moradores, a fabricação artesanal da farinha de mandioca, visita à agrofloresta e apresentação do grupo "Ô de Casa!", que visa o resgate da cultura, por meio de danças e músicas típicas, como o jongo e o fandango, entre outras atividades.

As Expedições pelos parques estaduais do Litoral Norte seguiram até o último domingo, 29 gravando os principais atrativos destas unidades de conservação da região. Os destaques são a Rota dos Tropeiros, uma trilha histórica no Núcleo Caraguá, o sítio arqueológico do Parque de Ilhabela e diversos atrativos turísticos desta unidade de conservação, além da paradisíaca Praia Brava, que recentemente foi inclusa no PESM - Núcleo São Sebastião, por ser um dos últimos corredores biológicos do município, que liga o costão rochoso à escarpa, no alto da Serra do Mar.

O Parque Estadual da Serra do Mar

Com quase 315 mil hectares, numa extensão que vai desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até o município de Itariri, no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea, o Parque Estadual da Serra do Mar representa a maior porção contínua preservada de mata Atlântica do Brasil.

A mata atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil. Hoje, o pouco que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas. Em São Paulo, unidades como o Parque Estadual da Serra do Mar são administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Instituto Florestal. Nos remanescentes da Mata Atlântica, protegidos pelo PESM, sobrevivem fauna e flora repletas de espécies ameaçadas de extinção, como o palmito, a orquídea Laelia purpurata, o macaco-prego, o bicho-preguiça e anta ou tapir. Das matas, brotam nascentes que formam riachos e rios que garantem o abastecimento de água para milhões de pessoas.

http://www.blogambiente.sp.gov.br/2012/07/31/parques-estaduais-do-litor…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.