VOLTAR

Parque Natural de Porto Velho distribui mudas gratuitas

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com
Autor: Vanessa Moura
01 de Dez de 2014

Mesmo fechado para reformas, o Parque Natural de Porto Velho continua o serviço de doação de mudas. A população interessada pode fazer a solicitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. Basta preencher um cadastro e apresentar comprovante de endereço e identidade.

Segundo o diretor de proteção e conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) Paulo Regis Aguiar, para as pessoas que moram no perímetro urbano são disponibilizadas até cinco mudas. Já para os sitiantes, o limite é de até 25 mudas. A média de doação diária é entre 100 a 200 mudas.

O viveiro tem capacidade para produzir 100 mil mudas e tem produzido cerca de 10 mil mudas por mês. Nele são encontrados cerca 50 espécies como açaí, copaíba; cacau; andiroba; cupuaçu, castanheiras e uma variedade de flores. Além de serem distribuídas para a população, as mudas também são utilizadas pela Sema para arborização no entorno de canais de drenagem de água.

Reforma

O Parque Natural de Porto Velho passa por uma ampla reforma. Recentemente foram concluídos os prédios do museu do acervo biológico e da sede administrativa. Outras obras que já ficaram prontas é a de acessibilidade, playground, melhoria na área destinada para pique-nique.

Houve investimento ainda em equipamentos e insumos destinados a reforma e manutenção do viveiro, aquisição de equipamentos de multimídia e de uma caminhonete. Também fazem parte dos planos da Sema implantar no parque um orquidário, um museu de seringueiro e ribeirinho, a casa do índio, auditório, laboratório e teleférico.

O parque é um dos pontos turísticos mais visitados de Porto Velho. Recebia em média 700 visitantes por final de semana. A expectativa quando reaberto, o que ainda não tem data para acontecer, passe a receber mil visitantes nos fins de semana.

Novidades

Entre as novidades do retorno está à tirolesa, academia e ampliação de uma para três trilhas, inclusive uma delas terá acessibilidade para que cadeirantes também possam conhecer melhor a biodiversidade conservada no parque.

O parque ocupa uma área de cerca de 400 hectares e é rico em flora e fauna. Abriga animais como macacos, tracajás, tatus, cobras, antas e pássaros. Para o titular da Sema Edjales Benício, todos os investimentos pelos quais passam o parque tem como objetivo torna-lo referência entre as Unidades de Conservação da Amazônia.

http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/parque-natural-de-porto-velho…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.