Portal Amazônia - /portalamazonia.globo.com/
10 de Jul de 2008
MANAUS- Representantes da Fundação Chico Mendes e da Fundação Nacional do Índio (Funai) reuniram-se ontem (09) para elaboração de um plano de manejo e ações emergenciais para atendimento à indígenas que vivem no Parque Nacional Monte Roraima. O local tem mais de mil hectares na área indígena Raposa Serra do Sol, homologada em 2005.
O Parque Nacional Monte Roraima criado em 1989, ocupa uma área de 116 mil hectares no extremo norte do país e faz fronteira com a Guiana e a Venezuela.
O Parque Nacional tem como finalidade proteger os ecossistemas da serra Pacaraíma, flora, recursos naturais, características geológicas, geomorfológicas e cênicas. Além disso, oferece visistas controladas,educação e pesquisa científica. No local, vivem comunidades indígenas Ingaricó, Patamona e Macuxi.
A nova adminstração do parque será feita pelos índios Ingaricós, Fundação Chico Mendes e Funai. Todas as propostas discutidas no encontro serão debatidas nas comunidades indígenas.
O grupo de trabalho terão prazo de 120 dias para apresentar o documento para gestão da Presidência da República.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.