ICMBio
04 de Jun de 2008
Nesta quinta-feira (5), o Parque Nacional do Juruena completa dois anos de criação. A unidade, que abrange municípios nos estados de Mato Grosso e Amazonas, foi criada com o objetivo de proteger a diversidade biológica da região, suas paisagens naturais e valores abióticos associados.
Entre 2002 e 2006, anos que precederam a criação do parque, foram realizadas reuniões e consultas públicas que promovessem a melhor gestão da unidade. Atualmente, a unidade compõe o Mosaico da Amazônia Meridional, que tem como objetivo impedir o avanço do desmatamento. A unidade busca diminuir o desmatamento e os crimes ambientais, e para isso procura interagir e fortalecer a gestão com as comunidades da região.
O Plano de Manejo da unidade já está sendo executado por um termo de cooperação técnica entre o Instituto Chico Mendes, o Instituto Centro de Vida e a organização não-governamental WWF. Ainda para este ano estão previstas consultorias para consolidação territorial e levantamento de dados junto ao Instituto de Terras do Mato Grosso (Intermat), o Instituto de Terras do Amazonas (Inteam) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O Parque Nacional Campos Amazônicos (AM) também completa 2 anos de criação amanhã.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.