VOLTAR

Parque Nacional do Araguaia

Correio do Estado-Campo Grande-MS
20 de Fev de 2003

Para aventureiros, não existe nada melhor do que conquistar uma região de fauna e flora exuberantes.
O Parque Nacional do Araguaia, criado em 1956, está localizado no sudoeste do Estado do Tocantins, abrangendo parte dos municípios de Pium e Lagoa da Confusão, no médio Araguaia, no extremo norte da Ilha do Bananal, que em tamanho se equivale ao Estado de Sergipe é a maior ilha fluvial do mundo.
Sua unidade de conservação divide a ilha com reservas indígenas, entre as quais a dos índios carajás. A principal característica deste parque é sua ampla rede de drenagem, formada por vários rios de grande e médio portes. Alguns rios formam belas praias, de areias claras e praticamente desprovidas de vegetação.
Durante a época das chuvas/cheias, a área fica toda recoberta pelas águas, com exceção da parte conhecida como Torrão, onde se situa a sede do parque. A vegetação dos 562 mil hectares é bem diversificada, predominando os campos de várzeas inundáveis, com cerrados e florestas ao longo dos rios, onde são encontradas palmeiras típicas, como maçarandubas, canjeranas e piaçavas e espécies como a onça-pintada, a arara-azul, o gavião real e a águia pescadora.
A fauna é rica e diversificada, apresentando elementos que habitam o cerrado e a região amazônica. As espécies mais comuns são a onça-pintada, a arara-azul, o gavião real e a águia pescadora. Durante as enchentes periódicas ocorre a concentração da fauna terrestre nas partes altas, buscando proteção. No verão, a Lagoa Sorrocan, que é o palco de jacarés, fica mais bonita, recebendo maior número de répteis que aproveitam para pegar um solzinho nas suas margens.
O Campo das Caraibeiras é caracterizado por campos com grama rasteira e as árvores caraíbas, que medem até 15 metros e florescem em amarelo, transformando a área num grande jardim. A região apresenta clima quente, semi-úmido, com temperatura média anual variando entre 8 e 42 graus. Os meses mais quentes são setembro e outubro, e os mais frios, junho e julho. Possui precipitação anual de 1.750 mm. O período de chuva vai de novembro a março.
Embalado pela criação do Parque Yellowstone, o primeiro dos EUA, Juscelino Kubitschek decidiu criar o primeiro parque brasileiro e escolheu a Ilha do Bananal - o presidente dos "Anos Dourados" construiu ainda um super-hotel na ilha, hoje só ruínas.

Atrativos para todos os gostos
No parque é possível percorrer estradas e caminhos existentes próximos à sede, fazer excursões terrestres e fluviais na porção oeste da unidade, acompanhados por funcionários, com o intuito de observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens, vários grupos de animais vistos facilmente em abundância e espécies raras da flora. Nas proximidades do Parque Indígena do Araguaia há excelente ponto de observação astronômica: pôr-do-sol e praias fluviais no período de seca.
Em São Miguel do Araguaia é possível alugar um barco para conhecer de perto a rica fauna e o ambiente deslumbrante em toda a extensão do parque. O parque é um excelente local para observação da rica fauna brasileira.
Oportunidades de visualização de mamíferos ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal, a ariranha e os botos, que fazem um rebuliço nas águas do Araguaia, aves como a ema e a arara-azul, e ouvir o folclórico canto do uirapuru; só entre as aves são mais de 660 espécies.
Entre os répteis é possível ver a tartaruga-da-amazônia, sucuris, jibóias e o jacaré-açu.Visita às tribos indígenas - Devem ser autorizadas com antecedência pela Funai, em Gurupi ou em São Félix do Araguaia . Os índios Carajás, da aldeia Santa Isabel apresentam danças típicas aos turistas. As Praias do Araguaia - Areia e sol. Falta só a água para formar uma praia. O Parque Nacional do Araguaia tem tudo isso, mas há uma diferença: a água não é salgada. As praias formadas pelos rios que cortam o parque, em Tocantins, são de água doce, mas não ficam devendo em nada para o litoral brasileiro. Na verdade, trazem algumas vantagens e desvantagens. Fica a critério do turista decidir se vale a pena conhecê-las, apesar da dificuldade de acesso.
As vantagens são a limpeza e o visual. Se em uma praia do litoral brasileiro você encontra muitas pessoas, muito lixo - às vezes espalhado e sem tratamento - e um horizonte belo e interminável, nas praias do Araguaia é possível mergulhar na água doce, pegar uma cor na areia e observar a vegetação tipicamente amazônica, de um lado, e os contornos do cerrado, de outro. Por obra da natureza, o parque fica numa área de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado do Centro-Oeste, o que proporciona visuais interessantes.
Essa diferença morfológica foi um dos fatores que fizeram com que o Estado, ao ser criado - na Constituição de 1988 -, fosse integrado à região Norte do País, apesar de ter se separado de Goiás. No entanto, falta estrutura de turismo ao parque, o que há de sobra na costa brasileira. Entre os esportes que mais se adequam a este ambiente está a canoagem. Percorrer os meandros do Araguaia e do Javaés de canoa pode ser uma ótima oportunidade de ver um espetáculo à parte: o pôr-do-sol do Araguaia.
Para os amantes da pesca, a melhor época é entre setembro e abril, quando os rios estão mais cheios por causa das chuvas.
Entre outubro e fevereiro, a pesca é proibida devido ao período de reprodução dos peixes, conhecido como piracema.
(-Correio do Estado-Campo Grande-MS-20/02/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.