VOLTAR

Parque Nacional de Brasília funciona em regime excepcional

ICMBio - www.icmbio.gov.br
17 de Jun de 2009

O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, vai funcionar em regime excepcional até o fim do mês. A abertura dos portões ao público só será decidida a cada dia a partir das 8h. A decisão vai depender do comparecimento dos empregados da Capital, empresa terceirizada responsável pelos serviços de manutenção das piscinas, guarda-vida, enfermagem e limpeza dos banheiros.

Como a empresa passa por problemas, os empregados estão sem receber salário, vale transporte e ticket refeição há mais de um mês. Por isso, muitos não conseguem ir ao trabalho. O regime excepcional vai funcionar até que uma nova empresa seja contratada. Nesta quarta (17), depois de ficar fechado no dia anterior, o parque foi reaberto ao público.

A decisão de adotar o regime excepcional de funcionamento foi tomada depois de uma reunião da qual participaram representantes dos funcionários da Capital, do Sindicato de Empregados em Empresas de Serviços Gerais, da direção do parque e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade. O sindicato alertou que os empregados ainda mantém vínculo com a empresa e, por isso, devem fazer o possível para não faltar ao trabalho.

"Até que tenhamos a situação normalizada, a abertura dos portões só será decidida às 8h e não às 6h, como é feito normalmente. A cada dia, vamos ver se há a presença de um número mínimo necessário de empregados da Capital para garantir as atividades nas piscinas. Se houver, a gente abre. Se não, não há condições de receber o público", explica a chefe do parque, Maria Helena Reinhardt.

Os problemas surgidos na Capital afetam várias instituições públicas, que mantém contratos de prestação de serviços com a empresa. Além do Ministério do Meio Ambiente, ao qual é subordinado o Instituto Chico Mendes, foram afetados outros ministérios, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A direção do ICMBio busca uma solução urgente para contornar a questão. Uma das saídas pode ser o contrato emergencial com uma nova empresa.

Mais informações: Ascom/ICMBio (61) 3341-9280 a 9289.

Informações diárias sobre ao funcionamento do Parque, até o estabelecimento de novos procedimentos administrativos, poderão ser obtidas pelos telefones:
(61) 3324 3680, 3233 6897 e 3233 4553.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.