VOLTAR

Parque Nacional de Brasilia comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Lorene Lima
05 de Jun de 2014

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (05/06), o Parque Nacional de Brasília promoveu um evento com alunos de várias escolas do Distrito Federal com o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela questão ambiental. As atividades aconteceram durante todo o dia no Centro de Educação Ambiental do Parque, espaço aberto para exposições de fotografias e vídeos dentro da Unidade de Conservação (UC).

O gestor do Parque, Paulo Carneiro, disse que a celebração faz parte de um programa de educação ambiental desenvolvido há muitos anos pelo Parque em parceria com as escolas. Para ele, os professores são capacitados para inserir o tema nas disciplinas que ministram em sala de aula. "O evento de hoje coroa esse programa. As escolas se preparam durante meses para se apresentarem aqui no Dia Mundial do Meio Ambiente, que também é o dia de aniversário do Parque Nacional de Brasília", disse.

A aluna do Colégio do Sol, Camile Vitória, de 10 anos, explicou porque é importante ter cuidado com o meio ambiente. "Se não cuidarmos dele, não estamos cuidando de nós mesmos. É do meio ambiente que tiramos nosso alimento e o ar que respiramos. Precisamos da natureza para viver", disse.

A diretora do Colégio Fundação Bradesco, Fátima Câmara explica como a escola trabalha a questão ambiental na formação dos estudantes. "Nós sempre priorizamos a sustentabilidade. Todas as nossas escolas têm educação ambiental no componente curricular. Estamos felizes porque o pessoal do Parque convidou nossa banda para participar dessa festa", comemorou.

Para o professor da Escola de Música de Brasília, Epaminondas Neto, eventos como esse conscientizam não apenas os estudantes, mas também os familiares e as comunidades que fazem parte."Esses alunos levarão consigo a importância da conservação e cuidado com o meio ambiente. Eles são os caminhos para levar essa mensagem a todos", finalizou.

Sobre o Parque

Criado pelo Decreto Federal n.o 241, em 29 de novembro de 1961, com cerca de 30 mil hectares, o Parque Nacional de Brasília teve seus limites redefinidos pela Lei Federal no 11.285 de 08 de março de 2006 e atualmente possui uma área de 42.389,01 hectares.

A principal atração do parque é a parte das piscinas. Elas se formaram a partir dos poços de água, que surgiram às margens do Córrego Acampamento, pela extração de areia feita antes da implantação de Brasília. Para quem gosta de caminhada, o parque dispõe de duas trilhas de pequena dificuldade: a da Capivara, com duração de 20 minutos, e a do Cristal Água, cujo trajeto pode ser percorrido em 1 hora.

Além disso, o parque protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 27% da água potável que abastece a capital federal.

Diversos tipos de vegetação compõem a Unidade de Conservação, tais como: a mata de galeria pantanosa, mata de galeria não pantanosa, vereda, cerrado sensu stricto, cerradão, mata seca, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, campo úmido e campo de murundus.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4845-parque-nacion…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.