VOLTAR

Parque Nacional das Emas tem novo portal de acesso, em Mineiros (GO)

G1 - http://g1.globo.com/
18 de Set de 2011

Durante a Semana do Cerrado, houve a inauguração do novo portal de acesso ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, no sudoeste do estado. O sistema de passeio com os visitantes também tem novidades. Agora o principal acesso ao Parque Nacional das Emas é pelo município de Mineiros, no extremo sudoeste goiano.

O portal fica a 70 quilômetros da cidade. A nova entrada diminui em 30 quilômetros o percurso de quem sai de Goiânia, rumo à unidade de conservação. No local foram instalados 24 monumentos, que reproduzem animais nativos do cerrado, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a coruja buraqueira, o veado campeiro e a ema, ave símbolo da reserva.

Uma prévia do que os visitantes podem encontrar na unidade de preservação. Os bichos foram esculpidos com fibra de vidro. O novo portal marca as comemorações dos 50 anos de criação do Parque Nacional das Emas, a maior reserva de cerrado do mundo. A ideia do projeto é aproximar o parque da comunidade e aumentar o número de visitantes. A meta é passar dos atuais 5 mil para 10 mil turistas ao ano.

O parque é o maior atrativo turístico do sudoeste de Goiás. São 132 mil hectares de cerrado preservado. Já foram identificadas mais de 1.600 espécies de animais e 500 de plantas na reserva. Para dar mais conforto e segurança aos visitantes, a partir de agora, os passeios serão feitos em um caminhão adaptado. O veículo, comprado em parceria com uma empresa do município, tem espaço para 20 pessoas. Com isso, carros particulares estão proibidos de circular na reserva.

"A diversidade dos animais encontrados na região não são fáceis de serem vistos em outra região. É o que mais me chamou a atenção", afirma o turista André de Oliveira.

O investimento de R$ 500 mil na estrutura é para desenvolver o turismo agroecológico na região. Uma forma de incentivar a visitação sem ameaçar a biodiversidade da reserva. O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, Rômulo Mello, declara que a expectativa é de que o parque seja mais visitado.

"Está se colocando uma infraestrutura para melhorar e dar condições para que o visitante possa entrar e nós possamos mostrar para a sociedade essa representatividade que são os 132 mil hectares do cerrado brasileiro protegido aqui no parque", conclui Rômulo Mello.

http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/parque-nacional-das-emas-tem-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.