VOLTAR

Parque Nacional das Emas renasce das cinzas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
Autor: Rodrigo Rueda
06 de Jun de 2011

Quase um ano após o incêndio que matou centenas de animais e devastou 90% dos 131.800 hectares do Parque Nacional (Parna) das Emas, a vegetação está totalmente recuperada e a unidade de conservação comemora seus 50 anos e a reabertura para visitação. Na última quinta-feira, dia 2, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, e o presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich, assinaram um Termo de Reciprocidade para a recuperação do parque.

O evento realizado no portão Jacuba, próximo ao município de Mineiros (GO), também contou com a presença do diretor de Unidades de Conservação de Proteção Integral do ICMBio, Ricardo Soavinski, do procurador chefe nacional, Daniel Melo Ribeiro, do chefe do Parna das Emas, Marcos Cunha, do representante do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Lima, dos prefeitos de Mineiros, Neiba Barcelos, de Auto Taquari, Maurício Sá, e de Chapadão do Céu, Paulo Rodrigues, além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades da região.

O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, destacou a necessidade de atenção com o risco de novos incêndios e a importância da parceria com a ETH Bioenergia."Estamos alertas para que os incêndios não ocorram novamente já que a seca deve ser mais intensa este ano por conta do La Niña. Comemorando o cinqüentenário do Parque Nacional das Emas, e esse processo de construção de parcerias é muito importante. Por mais forte que sejamos, sozinhos faremos pouco pelas unidades de conservação que são patrimônios da sociedade brasileira", declarou. Um plano de contingência e combate a incêndios foi elaborado e a unidade terá 35 brigadistas.

Para o chefe do Parna das Emas, o maior desafio agora é estruturar o parque com condições para receber os visitantes. "O Parque Nacional das Emas é um dos mais importantes do bioma Cerrado. Vamos trabalhar para melhorar a nossa estrutura e dar condições ao usuário, seja pesquisador ou estudante, de conhecer esse patrimônio natural da humanidade reconhecido pela Unesco", ressaltou Marcos Cunha.

A parceria vai permitir a recuperação das trilhas, a modernização da infraestrutura e da segurança em relação aos riscos de incêndio. O Parna das Emas vai contar com um veículo adaptado tipo safári, para que os usuários com dificuldades de locomoção também possam conhecer as belezas do parque. Uma boa pedida para o visitante é participar do bóia-cross, esporte de descida com bóia no Rio Formoso. O parque foi reaberto no domingo, dia 5, e segundo o chefe Marcos Cunha a expectativa é passar de 3 mil para 12 mil visitas anuais. A entrada é franca.

O Parque

Criado em 11 de janeiro de 1961 pelo presidente Juscelino Kubitschek, o Parna das Emas fica no extremo sudoeste do estado de Goiás, na divisa com o Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O Ministério do Meio Ambiente incluiu o parque nas Ações Prioritárias para Conservação da Biodiversidade do Cerrado e Pantanal como área de importância biológica extremamente alta. O parque abriga uma abundância de espécies, como a onça-pintada, o tatu-canastra, a anta, o veado-campeiro, o cachorro-do-mato e a ema, animal que dá nome à unidade.

Os campos arbustivos formam 70% da vegetação do parque, sendo que 1,2% é formado por matas. A vegetação nativa do entorno foi ocupada por extensas lavouras de grãos (principalmente milho e soja) e pela pecuária extensiva. A unidade funciona como refúgio para a vida silvestre, ajudando a manter o equilíbrio climático na região.

O parque é a única área protegida do Cerrado onde ocorre o fenômeno da bioluminescência, quando as larvas de vaga-lumes que vivem nos cupinzeiros emitem uma luz esverdeada para atrair suas presas. Esse espetáculo da natureza ocorre entre outubro e dezembro, com o fim do período de seca e a volta da chuva na região.

SERVIÇO

Parque Nacional das Emas
Rodovia GO-341, km 88 - Goiás
Entrada Franca
Telefone: (64) 3929-6000
www.parquenacionaldasemas.com.br

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1032-parque-nacio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.