ICMBio - www.icmbio.gov.br
10 de Jul de 2008
No dia 6 de julho, o Parque Nacional da Tijuca comemorou o seu 47o aniversário. Cerca de 150 pessoas participaram do evento comemorativo, que contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do chefe do parque, Ricardo Calmon e do Superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, Rogério Rocco.
As comemorações se iniciaram com o plantio de uma árvore e inauguração de uma placa em homenagem ao montanhista Raimundo Luiz Minchetti. Logo após, houve a apresentação de um coral; a exposição de fotografias em preto e branco "Revelações Épicas", que retratam a Floresta da Tijuca entre 1953 e 1961; depoimentos de ex-diretores do parque e a apresentação de Ana Cristina Vieira sobre o perfil do visitante.
Na ocasião, o Ministro Carlos Minc discursou fazendo um balanço dos seus 39 dias à frente do ministério. Minc discorreu sobre a atual situação das unidades de conservação federais; o desrespeito das áreas de preservação permanente pelas fazendas de cana de açúcar; a ocupação das áreas de preservação ambiental pela pecuária e da importância do incentivo ao ecoturismo nas UCs. Ele concluiu elogiando o esforço e empenho de Ricardo Calmon na gestão do Parque Nacional da Tijuca.
O chefe da unidade e o superintendente do Ibama discursaram sobre a importância da implantação do novo sistema de arrecadação e fiscalização na área do Corcovado, que contribuiu para uma melhor receptividade aos turistas.
Além disso, destacaram a importância da comemoração desta data para a unidade, que vêm conseguindo junto aos seus técnicos e funcionários grandes avanços e vitórias, tais como a publicação do Plano de Manejo; os trabalhos realizados em conjunto com o Conselho Consultivo; a criação da Câmara Técnicas de Proteção e Câmara Técnica de Turismo; dentre outras.
O evento contou ainda com a palavra do Alceu Magnanini, primeiro chefe e responsável pela criação do Parque Nacional do Rio de Janeiro, que agradeceu pela homenagem. As comemorações foram encerradas com a missa de 7odia do Antônio Domingos Aldrighi, ex diretor do parque, e em memória de Raimundo Minchetti, caminhante ilustre da floresta.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.